A minha zona tem cobertura de rede? (com vídeo)

A minha zona tem cobertura de rede? E que serviços existem? Quem já tentou responder a estas perguntas visitando os sítios dos diversos operadores de comunicações terá, provavelmente, tido experiências de utilizador pouco satisfatórias.

Há, de facto, áreas nos sítios dos operadores que parecem dedicadas a responder a essas perguntas mas quase sempre, para se chegar a alguma resposta, é preciso ceder dados pessoais, contactos e, consequentemente, ver os comerciais do operador a contactarem repetidamente, antes de se obter uma resposta simples sobre a cobertura e os serviços disponíveis sem ter que gerir a “lábia” comercial dos vendedores de pacotes.

 

Tem.Rede responde às perguntas

A ANACOM (regulador/supervisor das comunicações em Portugal) tomou a iniciativa de dar uma resposta independente e pragmática, precisamente a perguntas como:

– A minha zona tem cobertura de rede?

– E que serviços existem na zona?

–  E posso ver a cobertura num mapa?

– Que alternativas tenho na zona de residência?

– E no sítio para onde quero ir de férias?

– E na minha segunda habitação?

E fê-lo através de uma app, a Tem.Rede?, integrada com georeferenciação (ou seja, mostrando a resposta no mapa de Portugal) e que permite, rapidamente, com a introdução da localização sobre a qual se procura respostas, obter a informação desejada sobre a existência de serviço de Voz, SMS e MMS e de Internet móvel no território nacional.

Segundo a ANACOM:

“(…) Assim, a partir de agora passa a ser fácil saber que operadores têm rede no local onde vive ou onde tem a sua segunda habitação, ou no local para onde quer ir de férias, por exemplo. Pode ainda verificar se pode fazer uma chamada sem interrupções ou interferências, enviar SMS ou MMS ou usar a Internet para fazer chamadas de voz ou vídeo, navegar, fazer streaming vídeo e música, e jogar online. (…)”

A ANACOM informa que, para já, a aplicação está otimizada para visualização no computador, compilando informação da MEO, NOS e Vodafone.

 

Como escolher o melhor operador para o que pretendo?

Recordamos que se pretender escolher um novo operador e comparar preços e serviços, também tem disponível uma aplicação independente, garantida pela a ANACOM. Pode ver os detalhes em “COM.Escolha Comparador oficial de preços de telecomunicações“.

A utilização conjunta destes dois instrumentos da ANACOM pode assim ajudar o utilizador de comunicações a proceder a uma escolha melhor informada e mais ajustada à sua carteira e necessidades.

O Tem.Rede? é uma iniciativa incluída no Simplex.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *