Tabelas de Retenção do IRS para 2024

Com o Orçamento do Estado a ter a sua votação final global a 29 de novembro de 2023, é possível que, tal como em 2022, as tabelas de retenção do IRS para 2024 sejam conhecidas nos primeiros dias de dezembro de 2023, para serem aplicadas desde 1 de janeiro de 2024.

Em 2023 foram divulgadas a 5 de dezembro.

Recorde-se que, desde o segundo semestre de 2023, a metodologia de cálculo da retenção do IRS foi alterada de modo a aproximar-se do método de apuramento da liquidação anual do IRS. Um dos objetivos foi o de reduzir a retenção excessiva durante o ano e a consequente disponibilização de maior rendimento em cada mês.

Nesta nova metodologia, o rendimento mensal, em vez de ser sujeito a uma taxa única, será dividido em escalões, mimetizando os escalões do IRS e será tributado a taxas progressivamente mais elevadas, quanto maior for o salário.

Ou seja, as primeiras centenas de euros do salário terão uma taxa marginal de retenção diferente e menor do que as centenas de euros seguintes e assim sucessivamente seguindo uma lógica de escalões a aplicar ao rendimento mensal.

Quando maior o salário bruto, mais este se desdobrará por escalões com taxas marginais sucessivamente mais elevadas, tal como já é feito quando se apura o IRS global, devido para o total dos rendimentos do ano – usando os escalões de IRS.

Destacamos aqui o simulador de IRS para o 2º semestre de 2023 (em excel) que aqui divulgámos.

Logo que a informação oficial seja divulgada daremos dela nota neste e em outros artigos.

Deixar uma resposta