Há 21 países da OCDE onde o Emprego Público é mais relevante do que em Portugal

Dos 34 países da OCDE há 21 países com mais peso do emprego público no seu emprego total do que Portugal. Os dados foram divulgados em 2023, no entanto, referem-se a 2021.

Portugal tinha cerca de 15 empregados públicos por cada 100 trabalhadores. Na média da OCDE esse número era, em 2021, de 18,6 para 100.

Entretanto, a Direção-Geral da Administração e do Emprego Público divulgou os dados relativos ao 3º trimestre de 2023, para Portugal e revelou, por um lado, que o ritmo do aumento do total de emprego no Estado está a diminuir desde 2021 e, por outro, que esse ritmo é mais lento do que o ritmo de crescimento da própria população empregada e da população ativa. De tal forma que o hoje o peso do emprego público é menor do que em 2021 tanto na população empregada quanto na população ativa.

Há mais trabalhadores – uns imigrantes, outros que regressaram à atividade vindos da população inativa -, há uma das populações mais envelhecidas da OCDE, exitem largos contingentes de funcionários do Estado à beira da reforma na educação e na saúde, em suma, haverá certamente necessidade de muito dinamismo no mercado laboral patrocinado pelo Estado nos próximos anos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *