Cartão de Mobilidade para Transportes – à imagem do cartão de refeição

Há alguns anos foi criado o cartão de refeição através do qual as entidades patronais podem pagar o subsídio de refeição aos seus trabalhadores, beneficiando de um maior limiar pago isento de IRS e TSU. Agora, o governo anuncia que irá criar um cartão de mobilidade para transportes que seguirá a imagem do cartão refeição.

Este cartão irá servir de forma de pagamento para os apoios ao uso de transportes que as empresas queiram dar aos seus trabalhadores. Este novo cartão de mobilidade vai seguir o modelo do cartão de refeição, oferecendo vantagens fiscais face à opção da simples entrega em dinheiro, com o salário.

Cartão de Mobilidade para comboio, autocarros, bicicletas, carros elétricos e mais

Nos últimos anos, um número crescente de empresas tem vindo a complementar a forma de remuneração aos seus trabalhadores com programas flexíveis que apoiam o pagamento de passes sociais, bilhetes de transportes coletivos, bicicletas (compra e aluguer), uso de carros elétricos, uso de táxis e TVDE e até financiamento de calçado para caminhar, para os trabalhadores que se desloquem a pé entre casa e o trabalho.

Esta iniciativa do governo irá procurar promover opções de modalidade sustentáveis de remuneração complementar para reduzir o uso do transporte individual e estimular a mobilidade sustentável.

Segundo o governo [Ministério do Ambiente e da Ação Climática], o futuro cartão de mobilidade (a apresentar ainda durante 2023) deverá partilhar características de vantagem fiscal com o cartão de refeição. Tratar-se-á de um cartão pré-carregado que permitirá o uso do saldo em passes e títulos de transporte público, incluindo viagens ocasionais, longo curso e sistemas de car ou bike sharing e provavelmente, de velocípedes e carregamento de veículos elétricos.

Logo que haja mais novidades daremos delas nota no Economia e Finanças.

Entretanto, pode consultar as novidades mais recentes sobre o subsídio de refeição.

Deixar uma resposta