Poupa Energia

IVA da Eletricidade vai descer para 6%? Nim.

O IVA da Eletricidade vai descer para 6%? A resposta certa é nim. Uma parte não e uma parte sim.

A parte que irá descer para um IVA de 6% é aquela que já hoje paga IVA de 13%. E só se aplica 13% a uma parte da energia consumida caso a potência instalado do “contador” por igual ou inferior a 6,9 kWa.
Que consumo está sujeto então à descida? Os primeiros 100 mil kWh de consumo mensal (ou 150 mil kWh se se registou como família numerosa).
Se consome mais do que isso por mês, fique a saber que sobre esse adicional continuará a pagar 23% de IVA. Terá assim IVA de 6% e de 23% na mesma fatura, sobre o mesmo produto: a eletricidade. Em suma, IVA da Eletricidade vai descer para 6% mas só parcialmente e apenas até 31 de dezembro de 2023.

É de uma família que já fez a sua transição energética eliminando o gás e aquecendo águas e cozinhando refeições com eletricidade e acha isto injusto?

Tome conforto no facto de ter sido pioneiro em ajudar a salvar o planeta e recorde-se que o preço do gás não anda propriamente invejável.

Temos 3 ou mais filhos? Isto é consigo

Pertence a uma família numerosa (a partir de 3 filhos inclusive), não beneficia da tarifa social da eletricidade e quer saber como pode fazer o registo para beneficiar os 50 mil kWh extra com IVA reduzido? Saiba aqui Como posso garantir redução no IVA da eletricidade?

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *