https://www.sns.gov.pt/cidadao/

Qual usar: 112 ou Saúde24? E a Avaliação de Sintomas Online?

Qual usar: 112 ou Saúde24? A pergunta é pertinente pois estamos numa situação de exceção e, com recursos limitados, vale a pena atender à questão e procurar dar uma resposta clara que deve ser partilhada por quem nos rodeia.

 

Quando usar o 112 e quando usar o Saúde24?

A verdade é que o uso racional e adequando destes recursos escassos pode ser a crítico em situações de emergência. Fomos à fonte mais credível que encontrámos à procura da resposta clara que se impõe.

O 112 continua a ser o número gratuito internacional, comum a toda a União Europeia, de emergência médica. NÃO se destina a acudir a situações relacionadas com o COVID-19, mas sim a situações de perigo iminente.

Por exemplo, não tenha dúvidas em ligar de imediato para o 112 se estiver perante os seguintes sintomas (seus ou de alguém próximo):

  • Dor ou aperto no peito
  • Falta de força num braço, boca ao lado ou dificuldade em falar
  • Alteração da consciência (sonolência marcada ou não responde)
  • Convulsão (contrações involuntárias do corpo)
  • Dificuldade em respirar
  • Engasgamento (após tentar ajudar)
  • Hemorragia abundante ou incontrolável
  • Queimaduras graves
  • Ferimento por acidente

O Saúde24, ou seja, o 808 24 24 24 dedica-se (entre outros) a ajudar na triagem, aconselhamento e encaminhamento na doença aguda não emergente.

Neste momento da história nacional está especialmente focado em acudir a pessoas com queixas relacionadas com o surto de COVID-19 pelo que é difícil que o serviço cumpra com a sua função habitual de encaminhar as pessoas com outras patologias para o serviço adequado do Serviço Nacional de Saúde mas continua a ser o número telefónico para o efeito.

Pode consultar aqui as funções que centro de contacto do Serviço Nacional de Saúde, de que o Saúde24 é o canal telefónico desempenha. O 112 é para emergência e não deve ser utilizado fora desse contexto.

 

Avaliação de Sintomas Online

Face ao forte afluxo de chamadas associadas ao COVID-19 no SNS24, foi criada uma área no Portal do SNS24 para ajudar a despistar e avaliar sintomas que pode e deve ser utilizado como forma de filtragem e triagem preliminar. Poderá ajudar a que algumas pessoas resolvam as suas dúvidas sem terem de contribuir para saturação da linha Saúde24. Se quiser avaliar sintomas, antes de telefonar, faça este questionário online de avaliação de sintomas.

Convém reter o que é dito no portal sobre este serviço:

O “Avaliar Sintomas” é uma funcionalidade que permite ao cidadão avaliar os seus sintomas e obter informações e conselhos adequados ao seu problema de saúde não emergente.

É importante saber que “Avaliar Sintomas”:

  • Não é uma ferramenta de diagnóstico clínico.
  • Não é uma consulta médica.
  • Não substitui os cuidados de saúde de um profissional.

Para garantir a sua segurança o “Avaliar Sintomas” começa por excluir as situações mais graves e só depois fornece informações ou conselhos. Ao tomar conhecimento aceita os termos de utilização.

Dito isto, vale a pena navegar no Portal SNS24 para conhecer os vários serviços já disponíveis, a que demos destaque no artigo: Portal SNS – Já Conhece? 

E saiba aqui como se registar: Portal do SNS exige Chave Móvel Digital – Saiba como Pedir

Um comentário

Deixar uma resposta