Portal do SNS exige Chave Móvel Digital – Saiba como Pedir

Como pedir a chave móvel digital

A acesso ao Portal do SNS exige Chave Móvel Digital (CMD) ou Cartão do Cidadão (CC) a partir de 20 de maio de 2019. O Portal do Serviço Nacional de Saúde permite aceder a um conjunto de serviços cada vez mais vastos e inclui já há algum tempo, por exemplo, a possibilidade de marcar consultas com o médico de família.

 

Serviços existentes no Portal do SNS

Tal como destacámos no artigo “Portal SNS – Já Conhece?“, o Portal encontra-se organizado em quatro grandes temas:

  • SNS,
  • Institucional,
  • Cidadão,
  • Profissional

Sobre os quais disponibiliza informação e serviços como por exemplo:

  • Simuladores e serviço de pedido de isenção de taxas moderadoras,
  • Marcação online de consultas,
  • Renovação de medicação e
  • Consulta dos tempos de espera na urgência dos hospitais;
  • Histórico Clínico (consulta das interações com o Serviço Nacional de Saúde);
  • Partilha de informação com os profissionais de saúde (especialmente útil nas urgências);
  • Consultar o Testamento Vital
  • Cartão de Pessoa com Doença Rara;
  • Etc.

Como diziamos, a novidade é agora de que para aceder ao Portal será indispensável ter o cartão do cidadão e um dispositivo de leitura do mesmo ou, em alternativa, gerar uma Chave Móvel Digital associada a cada Cartão do Cidadão. Desde 1 de janeiro de 2019, a Chave Móvel Digital passou a estar disponível também para menores de 16 anos pelo que todos os cidadão a podem pedir. Na sequência deste alargamento o Portal do SNS é o primeiro serviço público a condicionar o acesso à sua plataforma online a este procedimetno de autênticação dos cidadãos para lhes conferir acesso.

 

O que é e como pedir a Chave Móvel Digital

Em termos muito simples a Chave Móvel Digital traduz-se num PIN permamente de quatro dígitos que o cidadão deve memorizar e um outro PIN temporário de seis dígitos que será enviado para o telemóvel registado previamente pelo cidadão e que será gerado sempre que quiser aceder a um serviço.

Na prática será necessário ter o telemóvel para poder validar o seu acesso mas não será necessário ter o Cartão do Cidadão ou ao códigos que se recebem aquando da emissão do referido cartão.

Numa email enviado para os utilizadores do SNS, o Ministério da Saúde refere três métodos ou recursos para se poder obter a Chave Móvel Digital. Pode encontrá-los na imagem. Destacamos os seguintes:

  1. Se tem um leitor de cartões, o seu Cartão do Cidadão e o PIN de autênticação do seu Cartão do Cidadão pode pedir a CMD através do Portal AMA. Se não tiver o leitor de Cartões pode pedir na mesma através do Portal AMA e irá receber na sua morada fiscal uma palavra-chave para completar o processo de autenticação com a Chave Móvel Digital;
  2. Pode deslocar-se presencialmente a um balcão de atendimento dos Espaços Cidadão ou Espaços Empresa e pedir a CMD.

Como pedir a chave móvel digital

O Portal do SNS exige Chave Móvel Digital mas uma vez tendo criada a CMD poderá aceder aos vários serviços públicos com este processs de dupla autenticação. Um exemplo concreto que já aqui destacámos é o que está descrito no seguinte artigo: “Acesso ao Portal das Finanças via Chave Móvel Digital“.

Tagged under:

17 Comentários

  • Jorge pinhoResponder

    Bom dia
    Minha mae já e uma pessoa idosa..não tem tlm..nem cartão de cidadão..só bi vitalicio..que fazer para pedir a chave móvel digital???
    Jp

    • Rui Cerdeira BrancoResponder

      Sem telemóvel não dá. Ou seja, continuará a usar o serviço presencial do SNS sem aceder ao Portal online. Em princípio, quanto mais pessoas acederem aos serviços online mais libertos ficarão os serviços presenciais (marcação de consultas, etc) melhorando também a qualidade do serviço prestado a quem não pode ou não quiser aderir às novas tecnologias.

  • DéborahResponder

    Quem tem apenas o cartão de residência como faz para solicitar a chave móvel, é possível ?
    Obrigada.

    • Rui Cerdeira BrancoResponder

      Creio que não Déborah mas é melhor confirmar junto da AM que é que mgere o processo. Eis o contacto:

      info.cidadao@ama.pt

    • Roger WarwickResponder

      É possível sim, pessoalmente na Loja do Cidadão. Só que o Portal do SNS ainda não funciona quando a Chave Móvel Digital é associado a passaporte. Faltam 7 dias para excluírem do portal TODOS os estrangeiros residentes em Portugal!

  • Maria RibeiroResponder

    Cada vez mais a complicar a vida ás pessoas. Em primeiro lugar porque nem todos têm acesso ás novas tecnologias. Vão lá para o interior do país, em que existem pessoas que mal conseguem ler, quanto mais para estas modernizes. Não é o meu caso, mas pergunto para quê 2 Password ‘s. Uma conseguimos fixar, para quê gerar uma segunda com 6 dígitos?! …

    • Rui Cerdeira BrancoResponder

      Só tem mesmo que decorar o PIN de 4 dígitos. O de 6 é de usar e deitar fora e é-lhe enviado um novo na hora para o telemóvel de cada vez que quiser entrar num serviço online.

  • luis lemosResponder

    Mas temos que ter sempre o telemóvel `mão, sempre que queiramos entrar no SNS. Grande treta! Era dispensável este código,bastando o pin inicila para entrar.

    • Rui Cerdeira BrancoResponder

      Tem que ter o telemóvel para validar, deixa de ter que ter o cartão do cidadão ou um leitor de cartões. Basta saber o número do cartão do cidadão e o PIN. Como tipicamente a maior parte das pessoas já não larga o telemóvel acaba por ser uma aproximação ao que já fazem muitos bancos para as transferências ou pagamentos do homebanking. O PIN de 4 dígitos ofereceria um grau de segurança muito menor e que não seria recomendável para este tipo de ações que podem implicar roubo de identidade, acesso a info sigilosa, etc. É uma salvaguarda.

  • Roger WarwickResponder

    Quando a Chave Móvel Digital é associado a um passaporte (obrigatório para todos os estrangeiros residentes em Portugal), o acesso ao portal com este método não funciona. (NOTA: a minha CMD funciona bem em outros portais, por exemplo no ePortugal)
    Reportei o problema por primeira vez no dia 19 de Março (por telefone e por email para o endereço atendimento@sns24.gov.pt) e desde esse dia, mais 5 ou 6 vezes mas nada foi feito.
    Faltam só 7 dias para excluírem do portal todos os estrangeiros residentes em Portugal!

  • LigiaResponder

    Olá bom dia. Os idosos dementes por exemplo, em que são os filhos a tratar dos assuntos como fazem? Eu por exemplo associe o meu móvel à minha mae para ter a chave móvel, no entanto eu não posso ter pois o mesmo móvel não permite ter mais que um acesso. Agora, este Portugal poderia ser acessível com o login das finanças para quem não tem telemóvel. Não me vão obrigar a arranjar um telemóvel só para eu tratar dos assuntos da minha mae online. Vou ter de reportar. Mais, os idosos de 70/80/90 anos entregam a gestão aos filhos, pois eles não acedem ás novas tecnologias.

    • Rui Cerdeira BrancoResponder

      Suponho que a exigência de ter mesmo que ter um telemóvel por pessoa suceda por razões de reforço da segurança. Há um equilíbrio entre simplificar e não facilitar ações criminosas (como roubo de identidade ou abuso de confiança). Não sei se há alguma forma de registo enquanto cuidador que permita desbloquar essa situação.

      • LigiaResponder

        Bom dia, não tem logica. A questão do acesso credenciado do Portal das Finanças facilitaria. Telemóveis a pessoas dementes, e telemóveis a quem acabou de nascer? Só estamos a falar de 40% da população…. enquanto que o objectivo deles é atingir 1 milhão de pessoas com a CMD. E esquecem do resto da franja. isto é excluir automaticamente essas pessoas. E mais uma vez esquecem que os Pais gerem os Filhos e os Filhos ficam com a responsabilidade dos pais idosos. Alguma coisa tem de ser alterada.

  • Joana FelgueirasResponder

    Bom dia,
    Como faço com os meus filhos, coloco o meu telemóvel e o meu email?
    Estou a tentar fazer a chave digital para eles e dá-me erro. E tenho leitor, consigo entrar, tenho o pin de autenticação e consigo entrar.

    • Rui Cerdeira BrancoResponder

      Com o email não haverá problema, quanto ao telemóvel é uma boa questão. Não encontrámos indicações sobre quais as opções para filhos menores (sem telemóvel próprio). Terá que tentar informar-se. Se descobrirmos algo voltaremos aqui.

  • António CarvalhoResponder

    Boa tarde,
    Tenho Cartão do Cidadão, posso pedir a chave digital móvel pela internet? Se sim quais os passos a dar?

    Obrigado

Deixe um comentário

O seu email não vai ser publicado.