Como pedir a chave móvel digital

Portal do SNS exige Chave Móvel Digital – Saiba como Pedir

A acesso ao Portal do SNS exige Chave Móvel Digital (CMD) ou Cartão do Cidadão (CC) a partir de 20 de maio de 2019. O Portal do Serviço Nacional de Saúde permite aceder a um conjunto de serviços cada vez mais vastos e inclui já há algum tempo, por exemplo, a possibilidade de marcar consultas com o médico de família.

 

Serviços existentes no Portal do SNS

Tal como destacámos no artigo “Portal SNS – Já Conhece?“, o Portal encontra-se organizado em quatro grandes temas:

  • SNS,
  • Institucional,
  • Cidadão,
  • Profissional

Sobre os quais disponibiliza informação e serviços como por exemplo:

  • Simuladores e serviço de pedido de isenção de taxas moderadoras,
  • Marcação online de consultas,
  • Renovação de medicação e
  • Consulta dos tempos de espera na urgência dos hospitais;
  • Histórico Clínico (consulta das interações com o Serviço Nacional de Saúde);
  • Partilha de informação com os profissionais de saúde (especialmente útil nas urgências);
  • Consultar o Testamento Vital
  • Cartão de Pessoa com Doença Rara;
  • Etc.

Como diziamos, a novidade é agora de que para aceder ao Portal será indispensável ter o cartão do cidadão e um dispositivo de leitura do mesmo ou, em alternativa, gerar uma Chave Móvel Digital associada a cada Cartão do Cidadão. Desde 1 de janeiro de 2019, a Chave Móvel Digital passou a estar disponível também para menores de 16 anos pelo que todos os cidadão a podem pedir. Na sequência deste alargamento o Portal do SNS é o primeiro serviço público a condicionar o acesso à sua plataforma online a este procedimetno de autênticação dos cidadãos para lhes conferir acesso.

No caso das crianças e dos idosos o acesso digital será possível mas, a menos que haja outro telemóvel para associar (que não o do encarregado de educação ou cuidador do idosos), far-se-á sempre através da leitura do cartão do cidadão (o que exige ter um leitor de cartões).

 

O que é e como pedir a Chave Móvel Digital

Em termos muito simples a Chave Móvel Digital traduz-se num PIN permamente de quatro dígitos que o cidadão deve memorizar e um outro PIN temporário de seis dígitos que será enviado para o telemóvel registado previamente pelo cidadão e que será gerado sempre que quiser aceder a um serviço.

Na prática será necessário ter o telemóvel para poder validar o seu acesso mas não será necessário ter o Cartão do Cidadão ou ao códigos que se recebem aquando da emissão do referido cartão.

Numa email enviado para os utilizadores do SNS, o Ministério da Saúde refere três métodos ou recursos para se poder obter a Chave Móvel Digital. Pode encontrá-los na imagem. Destacamos os seguintes:

  1. Se tem um leitor de cartões, o seu Cartão do Cidadão e o PIN de autênticação do seu Cartão do Cidadão pode pedir a CMD através do Portal AMA. Se não tiver o leitor de Cartões pode pedir na mesma através do Portal AMA e irá receber na sua morada fiscal uma palavra-chave para completar o processo de autenticação com a Chave Móvel Digital;
  2. Pode deslocar-se presencialmente a um balcão de atendimento dos Espaços Cidadão ou Espaços Empresa e pedir a CMD.

Como pedir a chave móvel digital

O Portal do SNS exige Chave Móvel Digital mas uma vez tendo criada a CMD poderá aceder aos vários serviços públicos com este processs de dupla autenticação. Um exemplo concreto que já aqui destacámos é o que está descrito no seguinte artigo: “Acesso ao Portal das Finanças via Chave Móvel Digital“.

Pode ainda consultar a área de perguntas e respostas do SNS sobre este tema.

59 comentários

    1. Sem telemóvel não dá. Ou seja, continuará a usar o serviço presencial do SNS sem aceder ao Portal online. Em princípio, quanto mais pessoas acederem aos serviços online mais libertos ficarão os serviços presenciais (marcação de consultas, etc) melhorando também a qualidade do serviço prestado a quem não pode ou não quiser aderir às novas tecnologias.

    2. Olá, é possível sim. Resposta oficial:

      No seguimento do seu email, informamos que os titulares de Bilhete de Identidade poderão solicitar a Chave Móvel Digital num balcão de atendimento dos Espaços Cidadão ou online, através do Portal das Finanças.

      Para realizar o pedido de online da Chave Móvel Digital, através do Portal das Finanças, são necessários o Número Identificador Fiscal e a senha de acesso ao Portal das Finanças, do próprio.

      Neste caso, a atribuição da CMD não é automática. O cidadão terá de esperar por uma carta das Finanças, para a morada que indicou, com o Pin de utilização da Chave Móvel Digital. Normalmente, isto acontece num prazo de 5 dias uteis.

      Se pedir presencialmente num Espaço Cidadão, poderá ativar a Chave Móvel Digital no momento do pedido.

      Note que no momento do registo deverá indicar o número de utente do SNS.

      1. Tento em vão obter a CMD através do Portal das Finanças. Não possuo CC mas sim BILHETE DE IDENTIDADE VITALÍCIO. Associo telemóvel e email mas recebo sempre mensagem de erro dizendo não estarem reunidas as condições necessárias para criação da minha conta CMD. Como devo fazer sem ter que me deslocar ao locais indicados?

    3. Boa tarde,
      Estou com o mesmo problema … preciso de uma solução de como a posso englobar na minha chave digital, uma vez que os códigos vão obrigatóriamente para o telemóvel dela, e nem sempre estou ao pé dela …

    1. É possível sim, pessoalmente na Loja do Cidadão. Só que o Portal do SNS ainda não funciona quando a Chave Móvel Digital é associado a passaporte. Faltam 7 dias para excluírem do portal TODOS os estrangeiros residentes em Portugal!

  1. Cada vez mais a complicar a vida ás pessoas. Em primeiro lugar porque nem todos têm acesso ás novas tecnologias. Vão lá para o interior do país, em que existem pessoas que mal conseguem ler, quanto mais para estas modernizes. Não é o meu caso, mas pergunto para quê 2 Password ‘s. Uma conseguimos fixar, para quê gerar uma segunda com 6 dígitos?! …

    1. Só tem mesmo que decorar o PIN de 4 dígitos. O de 6 é de usar e deitar fora e é-lhe enviado um novo na hora para o telemóvel de cada vez que quiser entrar num serviço online.

  2. Mas temos que ter sempre o telemóvel `mão, sempre que queiramos entrar no SNS. Grande treta! Era dispensável este código,bastando o pin inicila para entrar.

    1. Tem que ter o telemóvel para validar, deixa de ter que ter o cartão do cidadão ou um leitor de cartões. Basta saber o número do cartão do cidadão e o PIN. Como tipicamente a maior parte das pessoas já não larga o telemóvel acaba por ser uma aproximação ao que já fazem muitos bancos para as transferências ou pagamentos do homebanking. O PIN de 4 dígitos ofereceria um grau de segurança muito menor e que não seria recomendável para este tipo de ações que podem implicar roubo de identidade, acesso a info sigilosa, etc. É uma salvaguarda.

      1. Rui Cerdeira Branco, então explique-me por favor, “como se eu tivesse 5 anos”, como fazem para aceder ao portal, as crianças que não têm telemóvel? É, que na verdade não estou a perceber. Estou eu enganada, ou será que os (IN)Responsáveis da treta, não se lembraram disso? Sei que, no processo físico, acede-se a todos os membros familiares. Será que via “digital” também? Ou esqueceram esse pequeno GRANDE PORMENOR????

        Grata pela atenção

        Maria

        1. Tinhamos uma forma de aceder – física – passámos a ter uma forma adicional – digital. Pode ter algumas limitações para grupos muito específicos mas ficámos pior do que estavámos?
          Às vezes acho que perdemos a perspetiva das coisas. Quanto menos pessoas houver a recorrer aos serviços administrativos físicos (porque podem fazê-lo de forma digital) mais fácil será a vida daqueles que continuarão a recorrer aos serviços físicos.
          Quanto à situação concreta das crianças não sabemos se está prevista alguma solução adicional para o digital. Se soubermos deixaremos nota neste artigo.

        2. Atualização: No caso das crianças e dos idosos o acesso digital será possível mas, a menos que haja outro telemóvel para associar, far-se-á sempre através da leitura do cartão do cidadão (o que exige ter um leitor de cartões).

      1. Todos os cidadãos pode ter chave móvel digital (CMD). O acesso SNS exige que exista um número de telemóvel por cada CMD. Ou seja, se no agregado cada u mtiver o seu nº de telemóvel, cada um pode ter a sua CMD com acesso ao portal do SNS.

  3. Quando a Chave Móvel Digital é associado a um passaporte (obrigatório para todos os estrangeiros residentes em Portugal), o acesso ao portal com este método não funciona. (NOTA: a minha CMD funciona bem em outros portais, por exemplo no ePortugal)
    Reportei o problema por primeira vez no dia 19 de Março (por telefone e por email para o endereço atendimento@sns24.gov.pt) e desde esse dia, mais 5 ou 6 vezes mas nada foi feito.
    Faltam só 7 dias para excluírem do portal todos os estrangeiros residentes em Portugal!

  4. Olá bom dia. Os idosos dementes por exemplo, em que são os filhos a tratar dos assuntos como fazem? Eu por exemplo associe o meu móvel à minha mae para ter a chave móvel, no entanto eu não posso ter pois o mesmo móvel não permite ter mais que um acesso. Agora, este Portugal poderia ser acessível com o login das finanças para quem não tem telemóvel. Não me vão obrigar a arranjar um telemóvel só para eu tratar dos assuntos da minha mae online. Vou ter de reportar. Mais, os idosos de 70/80/90 anos entregam a gestão aos filhos, pois eles não acedem ás novas tecnologias.

    1. Suponho que a exigência de ter mesmo que ter um telemóvel por pessoa suceda por razões de reforço da segurança. Há um equilíbrio entre simplificar e não facilitar ações criminosas (como roubo de identidade ou abuso de confiança). Não sei se há alguma forma de registo enquanto cuidador que permita desbloquar essa situação.

      1. Bom dia, não tem logica. A questão do acesso credenciado do Portal das Finanças facilitaria. Telemóveis a pessoas dementes, e telemóveis a quem acabou de nascer? Só estamos a falar de 40% da população…. enquanto que o objectivo deles é atingir 1 milhão de pessoas com a CMD. E esquecem do resto da franja. isto é excluir automaticamente essas pessoas. E mais uma vez esquecem que os Pais gerem os Filhos e os Filhos ficam com a responsabilidade dos pais idosos. Alguma coisa tem de ser alterada.

        1. No caso das crianças e dos idosos o acesso digital será possível mas, a menos que haja outro telemóvel para associar, far-se-á sempre através da leitura do cartão do cidadão (o que exige ter um leitor de cartões).

    2. A Chave Móvel Digital foi feita só para alguns.
      Mas vem os responsáveis dizer que foi uma grande ideia, que é um passo em frente rumo ao futuro, e que foi a maior invenção depois da roda.
      Então e quem tem pais idosos e filhos menores?????? Tem que ter 6 ou 7 telemóveis???
      E quem tem um telemóvel que já esteve associado a um utente, e que esse telemóvel nunca mais pode ser associado a outro utente????
      E quem muda de telemóvel e não pode registar o novo telemóvel porque o sistema diz que aquele utente já está registado???

      Porque acabaram com os Username e passwords no portal da saúde?????
      Eu tinha o acesso à área de utente da minha mãe, do meu pai, do meu sogro, das minhas 2 filhas menores
      E agora nem à minha área de utente tenho acesso.
      As novas tecnologias não são o problema. O problema são as tecnologias feitas por xicos espertos, incompetentes e burocratas…

      1. Inteligentes: alguém de cima, associada a telemóveis, quis fazer a sua mina de ouro. A venda de telemóveis. Pois eu que entrava no SNS com nº de utente e password deixie até hoje de poder entrar: ainda não tenho a CMD e dificil de a ter.
        Julgo estranho essa invenção da CMD que digo foi só para dar dinheiro a alguém, sempre entrei nos bancos, no portal das Finanças, na Segurança Social com o nº de utente e password.
        E vou mais além deve ser Grave nãopoder entra no portal da Saude porque todos os clinicos podem consultar sem nossa autorização e desviar e ou utilizar os dados clinicos sigilosos de cada cidadão:
        é contra a Constituiçãoo e contra a Protecção de Dados que pode ser punida.
        Consultada a spms.min-saude.pt me aconselhou a fazer queixa ON LINE contra essa AMA por restringir a liberdade de acesso aos direitos à saude, e ao livre acesso de qualquer pessoa aos dados pessos e sigilisps clinicos de cada cidadão.
        Há muito mais a dizer mas fico por aqui

  5. Bom dia,
    Como faço com os meus filhos, coloco o meu telemóvel e o meu email?
    Estou a tentar fazer a chave digital para eles e dá-me erro. E tenho leitor, consigo entrar, tenho o pin de autenticação e consigo entrar.

    1. Com o email não haverá problema, quanto ao telemóvel é uma boa questão. Não encontrámos indicações sobre quais as opções para filhos menores (sem telemóvel próprio). Terá que tentar informar-se. Se descobrirmos algo voltaremos aqui.

      1. Olá. deverá criar email dos seus filhos e associar esse email para a CMD. Ao mesmo tempo pode solicitar a CMD através do Portal das Finanças, tal como os idosos com BI vitalício. Esclarecimentos dados pelo Atendimento SNS24.

    2. Atualização: No caso das crianças e dos idosos o acesso digital será possível mas, a menos que haja outro telemóvel para associar, far-se-á sempre através da leitura do cartão do cidadão (o que exige ter um leitor de cartões).

  6. Boa tarde,
    Tenho Cartão do Cidadão, posso pedir a chave digital móvel pela internet? Se sim quais os passos a dar?

    Obrigado

  7. pois a minha filha está de momento a trabalhar e a viver em Barcelona, contudo vem cá com regularidade à médica de família, para consultas, medicação, exames…
    neste momento não tem um numero de telemóvel português, não consigo por este motivo pedir Chave Móvel Digital.
    Através do Portal das Finanças pedem as duas coisas:
    Telemóvel e Email ….
    Penso que poderia ser criada uma Chave Móvel por Família ( Crianças menores e Idosos…) ou o mesmo numero de telemóvel para vários elementos da família.
    No meu caso e creio que para milhares de pessoas, visto hoje em dia termos todos limitações de tempo, O Portal do Utente tem tido muita utilidade, tornando-se uma ferramenta indispensável no tratamento dos assuntos da saúde sem sobrecarregar os espaços físicos. Um Portal que funcionava tão bem é de lamentar esta situação. PF arranjem uma solução rápida.

  8. Boas noites. Após activação da chave móvel digital, tentei entrar no portal SNS pela aplicação móvel e dá sempre mensagem a dizer que numero de telemóvel ou pin inválidos.
    Se entrar pelo portal no computador, entra sem dar erro.
    Como posso ultrapassar esta questão.

  9. Bom dia,

    Na APP não permite associar a carta de condução. Existe algum motivo que eu desconheça para acontecer somente no documento em referência? Já testei adicionar o Cartão de cidadão e deu Ok.

    Solicito ajuada para resolver este assunto

  10. Boa tarde, já pedi a cheve movel digital no dia 24 de Junho e até à presente data não recebi os códigos. Já tentei envia email a solicitar esclarecimentos em como devo proceder e até mesmo telefonar, mas sem sucesso. Alguem já teve o mesmo problema?

  11. Boa tarde, já fiz o pedido da chave móvel para mim e para a minha filha sem problema nenhum mas ao pedir para o meu marido aparece a seguinte mensagem: “Não existem dados de morada e/ou nome para efetuar o seu registo “. Alguém sabe como resolver? Obrigada

    1. Boa noite. Como conseguiu pedir a chaves digital para a sua filha? Eu tentei e meti o meu número de telemóvel e disse lá que o número de telemóvel já existe. Eu já pedi a minha chaves com o meu número de telemóvel realmente, mas deveria dar para pedir para os meus filhos também.

  12. Bom tarde, tambem eu recibi esta mensagem, sabe alguem dizer porque?
    “Não existem dados de morada e/ou nome para efetuar o seu registo”

  13. Boa tarde, estou registado com a CMD, tenho acesso á data das consultas, situação das taxas moderadoras, consulta do Boletim de vacinas, etc, etc.
    Para marcação de consultas, aparece sempre uma mensagem ” ocorrreu um erro, tente mais tarde” isto tanto na minha area como da minha esposa, todos os dias tento a marcação e aparece sempre a mesma mensagem.
    Alguém pode dar uma dica?
    Obrigados

  14. Rui Cerdeira Branco, “Tinhamos uma forma de aceder – física – passámos a ter uma forma adicional – digital”, não está correto; há muito tempo que tenho o acesso digital, antes de implementarem este sistema da chave móvel.
    Agora, a minha filha menor, que não tem telemóvel, PERDEU o acesso ao SNS online.
    Como criar uma chave móvel para uma pessoa que não tem telemóvel?
    Pela informação que tenho encontrado, enquanto espero por uma resposta oficial ao mail que enviei com a questão, só é possível tendo leitor de CC.
    Depois do negócio dos identificadores da Via Verde nas SCUTs, vem agora o negócio dos leitores de CC?

  15. Foram mais que muitas as tentativas de pedir para a minha esposa a chave móvel via Finanças. Já para a minha foi uma autêntica batalha que durou longos dias e muitas tentativas. No final, depois de introduzir todos os dados solicitados, lá vem a simpática mensagem:

    Erro de comunicação com o servidor. Por favor, tente mais tarde.

    Modernidade, esta a de complicar a vida às pessoas oferecendo ferramentas que na realidade não funcionam. De facto quando as coisas têm que ser mesmo resolvidas lá vem a necessidade presencial.

    Como resolver e ultrapassar este problema? Continuar a tentar indefinidamente?

  16. Bom dia, fiz o registo online para a chave móvel digital, não recebi sms com o código, não recebi a chave móvel de ativação e ao tentar fazer novo registo surge-me a informação que o registo já está efetuado. Já me dirigi a um registo civil, mas as pessoas não estando para se chatearem com isso dizem que não podem fazer nada, já enviei email, mas ainda não tive ajuda. Alguém sabe como sair deste imbróglio? De 4 pedidos de chaves (para pessoas distintas) este não correu bem e desfazer o erro está a ser uma verdadeira dor de cabeça. Génios a complicar a vida de simples cidadãos… enfim!

  17. Boa tarde,

    já tenho a chave movel digital activada, mas acontece que o meu nº telemovel mudei e agora não consigo receber SMS com o código. Como faço para mudar o nº de telemovel para o nº novo?

  18. Melhor é mesmo reverem esta situação de não termos acesso à informação dos nossos filhos menores! Não se admite que não é possível associar o contacto da mãe ou do pai. Quer dizer, se necessito de ver ou imprimir algo dos nossos filhos e eles estão na escola por exemplo, não posso porque o código é enviado para o telemóvel deles que tem muita lógica…really very intelligent!!!! Não resolvam isto que não é preciso!!!

  19. Boa tarde,
    Depois de inserir os códigos necessários via finanças, aparece o seguinte erro:

    Chave Móvel Digital
    ERRONão existem dados de morada e/ou nome para efetuar o seu registo

    E não consigo prosseguir…
    O que se passa, erro do sistema ou algum passo que não fiz? na realidade se passou o código via finanças, terão todos os dados nome etc acessiveis!?

    Grata por uma resposta!

    1. Tenho uma situação idêntica. Será que é por ter caducado em Abril.20? Embora por deliberação do Governo, deviso à pandemia, ele se mantenha válido até outubro.
      Resolveu o seu problema?

    2. Desculpe a pergunta .Chegou a resolver o problema?É que a mim acontece o mesmo .Fiz o do meu filho e da minha esposa sem problema.

  20. Estou a tentar criar a chave digital porém quando eu vou inserir o telefone e email aparece a mensagem “Não estão reunidas as condições necessárias para a criação da sua CMD”. Eu preciso dessa chave para efetuar a renovação de matrícula escolar da minha filha

  21. Porque é que aparece o seguinte erro?
    :”Não existem dados de morada e/ou nome para efetuar o seu registo” quando tento obter a Chave Movel Digital.É que para o meu filho e mulher não tive problema nenhum.

  22. Para quem tem o erro “Não existem dados de morada e/ou nome para efetuar o seu registo” , também me aconteceu, é porque o Cartão de Cidadão caducou antes de 24 de Fevereiro (foi o que os serviços deles disseram) e portanto tem que ser presencial.

  23. Ola, bom dia, boa tarde ou noite.
    Sempre que tento criar/activar a minha chave digital no processo de o fazer aparece-me a mensagem
    “Não existem dados de morada e/ou nome para efetuar o seu registo”
    Tento activar atraves do portal das finanças que ja verifiquei que os meus dados estao todos correctos (Nome, morada, contactos associados) e no entanto da-me essa mensagem que nao consigo entender porquê se no portal das finanças está tudo bem
    e eu existo (obviamente).

  24. Boa tarde, é possível ativar a Chave Móvel Digital para uma menor (no caso com 8 anos), que não tem telemóvel mas tem endereço de e-mail? A menor pode ficar “agregada” ao contacto de um dos pais? Qual o procedimento para ativar a CMD, no caso de ser possível.
    Agradeço desde já a V/a atenção.

Deixar uma resposta