Investir

XTBNesta página encontra alguns recursos para investir e acompanhar a evolução nos mercados financeiros.

Antes de avançar faça perguntas, a si próprio ou a alguém em quem confie e que seja competente para lhe responder. Perguntas como:

  • Qual a parte das suas poupanças que quer usar para tentar obter algum ganho extra ainda que implique correr mais riscos?
  • O que sabe sobre os produtos financeiros que existem no mercado? Quais os que melhor se adequam ao seu perfil de risco?
  • Qual o prazo durante o qual está disposto a prescindir de uma parte do seu dinheiro para tentar obter um melhor retorno?

Estas são mesmo só algumas perguntas, saudáveis e pertinentes, diríamos mesmo fundamentais para começar a projetar e alargar os seus investimentos financeiros e não só.

Nesta página, contamos com uma parceria com a XTB [link] um intermediário financeiro internacional especializado na corretagem sobre produtos do mercado cambial (Forex) e contratos por diferença (CFD) que têm como subjacente ações, índices, moeda, matérias primas, entre outros.

Eis alguns recursos sobre a atualidade dos mercados financeiros mundiais.

 

Próximo Eventos Relevantes:



Consulte aqui a Agenda dos Emitentes Nacionais Divulgada no Sítio da CMVM (inclui Assembleias Gerais Anuais, Extraordinárias).

Evolução do Mercado Cambial Euro – Dolar:



 

Investidores Mais Tomadores de Risco:

Para um investidor mais ousado e tomador de risco que procura investir de forma consciente uma parte limitada das suas disponibilidades, recomendamos que siga a nossa série de artigos “Investidor Informado” lançada recentemente e que aqui terá o devido destaque. Clique na imagem para aceder à lista de artigos.

Investidor Informado

Não deixe de ler o disclaimer que colocamos no final desta página na secção “Tome nota caso pretende investir em CFDs“.

 

Investidores Mais Avessos ao Risco:

Para investidores mais conservadores não deixe de visitar a nossa página onde pode identificar os Melhores Depósitos a Prazo.

 

Apoio ao Investidor:

A CMVM é o regulador e supervisor português para o mercado de capitais e disponibiliza gratuitamente alguns serviços de apoio ao investidor que não deve hesitar em utilizar se deles tiver necessidade.

Destacamos aqui dois serviços distintos:

Serviço de Informação ao Investidor

Que visa complementar a informação que os p´roprios intermediários financeiros devem prestar. Em particular, deve recorrer a este serviço para saber:

  • Quem lhe deve prestar a informação ou onde a deve procurar;
  • Se determinada pessoa ou empresa está registada na CMVM como banco, corretora, financeira de corretagem, gestora de patrimónios ou fundos de investimento, podendo, por isso, prestar-lhe serviços de intermediação financeira;
  • Se determinada operação foi registada na CMVM;
  • A linguagem técnica utilizada nos documentos relativos aos valores mobiliários e aos mercados; ou ainda
  • Os seus direitos.

Serviço de Análise de Reclamações 

Neste caso, o serviço destina-se a apoiar os investidores não qualificados (particulares que são pequenos investidores sem especial formação técnica sobre os produtos financeiros).

As reclamações podem ser apresentadas recorrendo a duas modalidades:

  • Preenchimento do livro de reclamações da entidade reclamada (que encaminha a reclamação para a autoridade competente);
  • Junto da CMVM, preferencialmente através do preenchimento do formulário.

A CMVM sublinha que “Nesta segunda modalidade, a reclamação deverá ser primeiro apresentada por escrito junto da entidade reclamada, a qual deverá responder à exposição do investidor no prazo de 15 dias úteis. Findo esse prazo, caso não obtenha resposta, o investidor poderá então apresentar diretamente a reclamação junto da CMVM. O investidor poderá igualmente apresentar a reclamação junto da CMVM caso não concorde com a resposta da entidade reclamada.

Vale a pena passar pela página dedicada ao tema pela CMVM para obter mais esclarecimentos e perceber exatamente o que a CMVM poderá fazer para resolver a reclamação.

Pode ainda consultar as Perguntas e Respostas Frequentes de Apoio ao Investidor, regularmente atualizadas pela CMVM.

 

Glossário Financeiro:

Recomendamos que percorra os nossos artigos referentes ao Glossário Financeiro onde encontrará alguns conceitos fundamentais e temas diversos, com uma vertente pedagógica, que lhe podem interessar. Esta coleção de artigos é incrementada regularmente com novos conceitos.

 

Tome nota caso pretenda investir em CFDs:

Os contratos por diferença (CFD) são produtos alavancados e implicam que o capital do investidor incorra num nível significativo de risco, dado que os preços podem alterar-se rapidamente no sentido contrário ao do interesse do investidor e este pode ser chamado a fazer investimentos adicionais para poder manter os seu negócios abertos. Entre 74 e 89% das contas de investidores de retalho que negoceiam CFD apresentam perdas. Estes produtos não são, portanto, adequados a todos os clientes, como tal, por favor, assegure-se que compreende inteiramente os riscos e peça aconselhamento independente. 

Bons negócios!

XTB