Pesquisa: 4 em cada 10 leitores sente-se melhor preparado para enfrentar futura crise do que em 2007

Cerca de 72 horas depois de termos iniciado a pesquisa aos nossos leitores com a pergunta “Está melhor preparado do que em 2007 para enfrentar uma futura crise?” recolhemos 156 opiniões distintas.

Ao longo destes três dias, a tendência foi consistente com ligeiramente mais pessoas (38%) a indicar que considera estar, agora, melhor preparado para enfrentar a próxima crise do que em 2007 face ao número de pessoas que considera que não está (34%).

Há ainda cerca de um em cada quatro leitores que não consegue avaliar. Naturalmente, a pergunta exige uma boa dose de avaliação subjetiva, desde logo ao nível do que se imagina seja uma futura crise.

Contudo, há um valor intrínseco no exercício que cada um de nós faz, pensando na situação em que estava em 2007 e o que se seguiu e pensando na sua situação atual e imaginando o que seria enfrentar a próxima crise.

Em suma, aproximadamente quatro em cada dez estão hoje mais otimistas na sua resiliência de enfrentar a crise havendo quase outros tantos que nem por isso. Um resultado que não será verdadeiramente surpreendente se pensarmos que a economia tem estado a crescer há vários anos mas a um ritmo que só agora permitiu ao país, como um todo, superar o nível de riqueza que conseguia gerar em 2007.

Prudência e precaução, no sentido de criar almofadas pessoais de curto prazo e/ou de se libertar de encargos onerosos que afetam mais desfavoravelmente precisamente em períodos de crise é recomendável. Tal como é recomendável também, aumentar as capacidades e o leque de competências pessoais de cada um. Ambas as iniciativas serão sempre boas formas de preparação para alguma tempestade.

Eis os resultados finais da nossa pesquisa aos leitores.

Obrigado por participar.

Está melhor preparado do que em 2007 para enfrentar uma futura crise?

  • Sim (38%, 59 Votes)
  • Não (34%, 53 Votes)
  • Não sei (28%, 44 Votes)

Total de votantes: 156

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *