Calendário Escolar 2020/2021 em Excel – 3ª Versão COVID-19

O Despacho n.º 6906-B/2020 de 3 de julho de 2020 dos Gabinetes do Secretário de Estado Adjunto e da Educação e da Secretária de Estado da Educação vieram fixar os calendários, para o ano letivo de 2020-2021, dos estabelecimentos públicos de educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário e dos estabelecimentos particulares de ensino especial, bem como o calendário de provas e exames dos ensinos básico e secundário. Tomando essa informação por base, neste artigo divulga-se o Calendário Escolar 2020/2021 em Excel bem como os vários calendários relativos às provas de aferição e aos exames dos vários anos letivos.

Contudo, a 12 de fevereiro de 2021, em virtude de terem sido decididas medidas de confinamento extraordinárias no combate à pandemia associada ao COVID-19, no novo despacho veio a criar uma segunda versão do calendário escolar 2020/2021, o Despacho n.º 1689-A/2021 – Diário da República n.º 30/2021, 1º Suplemento, Série II de 2021-02-12.
Este despacho surgiu assim para alterar o calendário de funcionamento das atividades educativas e letivas dos estabelecimentos de ensino e o calendário das provas e exames. E tem como principais consequências:

=> a anulação de algumas provas de aferição;

=> o adiamento dos exames nacionais e a

=> alteração dos períodos letivos e de suspensão e de ação letiva.  Nomeadamente:

 => O 2º período prolonga-se por mais dois dias, reduzindo-se a pausa da Páscoa e beneficiando ainda mais três dias de suspensam por via da eliminação da pausa de carnaval. Note-se que este mesmo período teve uma paragem não antecipada de duas semanas, entre a última semana de janeiro e a primeira de fevereiro;

 => O terceiro período inicia-se um dia mais cedo e prolonga-se por mais seis dias úteis;

=> Eliminação das provas de aferição de Educação Física e Educação Artística;

=> Alteração do calendário de exames nacionais.

Iremos assim atualizar este artigo, bem como o ficheiro excel para acomodar as alterações. O texto inicial será revisto.

 

Calendário Escolar 2020/2021 por níveis de ensino

 

O calendário de funcionamento das atividades educativas e letivas dos estabelecimentos públicos da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário será o seguinte:

 

1º período Início entre 14 e 17 de setembro com fim a 18 de dezembro. Conforme referido acima, as cinco primeiras semanas destinam-se à recuperação das aprendizagens

 

2º períodoInício a 4 de janeiro e fim a 26 de março.

 

3º períodoInício a 5 de abril e fim diferenciado por escalão de ensino nos seguintes termos:

=> 18 de junho de 2021 — 9.º, 11.º e 12.º anos de escolaridade.
=> 23 de junho de 2021 — 7.º, 8.º e 10.º anos de escolaridade.
=> 8 de julho de 2021 — Educação pré-escolar, 1.º e 2.º ciclos do ensino básico.

 

Poderá encontrar o calendário escolar para os estabelecimentos particulares de ensino especial nos anexos do Despacho n.º 1689-A/2021.

 

Calendário Escolar 2020/2021 em Excel

 

Tal como habitualmente publicamos a Calendário Escolar 2020 2021 (clique para descarregar).

Este ano além do maior número de dias de aulas temos uma 2ª fase de exames finais que foi deslocada de setembro para julho.

 

 

Calendário de Provas de Aferição e Provas Finais

Naturalmente, o calendário de provas de aferição do 5ª e do 8ª ano também já foi divulgado e também consta do ficheiro em excel que preparámos. Na 2ª versão publicada em fevereiro de 2021 foram eliminadas algumas provas de aferição como sejam as de Educação Física e de Educação Artística.

ADENDA: Entretanto, posteriormente foram eliminadas, para o ano letivo 2020/2021 todas as provas de aferição e os exames nacionais do 9º ano.

Já sabe se detetar alguma inconsistência por favor não hesite em contactar-nos.

 

E as escolas com calendário semestral? (ADENDA)

De facto, nos últimos anos tem existido a possibilidade de ter calendários diferenciados mas a situação não é tão simples quanto ter um calendário trimestral ou um semestral.

O calendário semestral pode ter variantes de escola para escola. Tudo depende da proposta que terão feito ao Ministério da Educação e se foi aceite ao não. Por exemplo, houve escolas no ano passado que mantiveram os mesmos tempos escolares que no calendário trimestral (mesmas pausas) mas organizaram-se em semestres. Outras seguiram os semestres com um calendário diferente em que as pausas no natal e páscos eram diferentes.
Este ano não sabemos exatamente qual será a disponibilidade para haver calendários diferenciados, mas como dissemos é possível que continue a não haver um único calendário semestral possível.

Nesses casos, a melhor atitude é que se contacte cada escola para receber indicações sobre a modalidade de organização e calendário. O padrão continuará a ser o dos trimestres, na maior parte dos casos.

Esperemos que o nosso calendário possa ser útil.

Pode encontrar aqui mais => calendários como o do ano 2021.

Bom ano letivo!

6 comentários

    1. Bom dia João.
      De facto, desde o ano passado temos a possíbilidade de ter calendários diferenciados mas a situação não é tão simples quanto ter um calendário trimestral ou um semestral. A questão é que o calendário semestral pode ter variantes de escola para escola. Tudo depende da proposta que terão feito ao Ministério da Educação e se foi aceite ao não. Por exemplo, houve escolas no ano passado que mantiveram os mesmos tempos escolares que no calendário trimestral (mesmas pausas) mas organizaram-se em semestres. Outros seguiram os semestres com um calendário diferente em que as pausas no natal e páscos eram diferentes.
      Este ano não sabemos exatamente qual será a abertura para haver calendários diferenciados, mas como disse não creio que haja um único calendário semestral possível. Vamos estar atentos. Em todo o caso recomendo vivamente que se contacte cada escola para receber indicações sobre a modalidade de organização e calendário. O padrão continuará a ser o dos trimestres, na maior parte dos casos.
      Obrigado.

Deixar uma resposta