Idade Pessoal de Reforma – Já sabe o que é?

A Idade Pessoal de Reforma é a idade a partir da qual cada cidadão poderá pedir a passagem à reforma sem vir a ser sujeito a uma penalização no valor da reforma. Quando atingir a idade pessoal de reforma, o cidadão receberá a reforma completa. Esta idade pode variar de pessoa para pessoa e depende dos anos completos de carreira contributiva e da idade de cada um. Poderá ou não ser inferior à idade legal de reforma.

Com o novo regime de reforma antecipada proposta pelo govenro e que se encontra em discusão junto dos parceiros sociais (sindicatos, confederações patronais, entre outros), além de se saber que só será possível pedir a reforma com um mínimo de 60 anos e 40 anos de contribuições (não se sabe ainda como serão tratados os desempregados de longa duração), ficou-se também a saber que quem tiver mais de 40 anos de carreira poderá ter uma bonificação em meses de contribuição, podendo, com isso, vir a reformar-se antes da idade legal de reforma definida em cada ano. Ou seja, quem tiver pelo menos um ano completo acima dos 40 de contribuições terá já uma bonificação de 4 meses e assim sucessivamente por cada noa completo.

Note-se ainda que a idade mínima de 60 anos poderá vir a aumentar tal como hoje aumenta a idade legal de reforma todos os anos, por via de um aumento da esperança média de vida, encontrando-se este tópico ainda em discussão. Quem tenha a idade mínima e pelo menos 46 anos de carreira deverá poder reformar-se antecipadamente sem qualquer penalização. Numa versão inicial proposta pelo govenro, este ausência de penalização só surgia com 60 anos e 48 anos de carreira.

A bonificação deverá ser de 4 meses por cada ano acima dos 40 de contribuiçãoe até aos 43 anos de contribuições. Acima dos 43 anos completos, a bonificação por cada 12 meses adicionais de contribuições deverá ser superior a 4 meses.

Como consequência, quem tiver carreiras mais extensas poderá não ter de ficar à espera pelos 66 anos e 3 meses – a idade legal de reforma em 2017 – para se reformar com 100% da reforma. Na prática, tal deve-se ao facto de a sua idade pessoal de reforma, por via das bonificações pelos anos de serviço com contribuições que acima referimos, ser inferior à idade legal de reforma.

Para terminar, reproduzimos de seguida algumas simulações para a idade pessoal de reforma:

Idade Pessoal de Reforma
CarreiraIdade da Reforma para quem se reforme em 2017Idade da Reforma para quem se reforme em 2018
Até 39 anos66 anos e 3 meses66 anos e 4 meses
40 anos66 anos e 3 meses66 anos e 4 meses
41 anos65 anos e 11 meses66 anos
42 anos65 anos e 7 meses65 anos e 8 meses
43 anos65 anos e 3 meses65 anos e 4 meses
44 anos64 anos e 10 meses64 anos e 11 meses
45 anos64 anos e 4 meses64 anos e 5 meses
46 anos63 anos e 10 meses63 anos e 11 meses
47 anos63 anos e 3 meses63 anos e 4 meses
48 anos ou mais63 anos e 3 meses (mínimo de 60 anos de idade)63 anos e 4 meses (mínimo de 60 anos de idade)

 

Sobre mais detalhes relativos às penalizações e bonificações que o governo propõe e que influem sobre a reforma antecipada lei o artigo: “Reforma Antecipada 2017 – Proposta do Governo“.

Veja aqui artigos mais recentes sobre Reforma Antecipada.

Tagged under:

9 Comentários

  • José Almeida SousaResponder

    E´lamentável como se trata a longa carreira contributiva em Portugal. Quem tiver 30 ou mais anos de descontos já terá que ter por inteiro, seja qual for a idade, á reforma por inteiro.
    Isto só não acontece porque este e outros Governos têm medo das novas gerações mais qualificadas técnicamente,,mas com salários que os nossos empresários não querem pagar.Os governos não querem legislar para evitar conflitos com os patrões.
    Por isso continuamos na politica dos 500 e por isso tambem seremos um pais adiado e pobre.

  • Pingback:Reforma antecipada sem penalização com 46 anos de descontos – Economia e Finanças

  • CarlosResponder

    Tenho 64 anos de idade , e faço 65 em 28 Fevereiro 2019

    Tenho de descontos após 120 dias do ano 2019, 42 anos de carreira contributiva.

    Em que mês e ano tenho direito a reforma completa?

    Obrigado

  • josé espinhoResponder

    Boa noite
    Como faz 65 em Fev/2019, pode pedir a reforma por inteiro a partir de 1/5/2019, ficando deste modo com 43 de carreira e 65 de idade.
    Os 3 anos acima dos 40, reduz 4 meses por cada ano.
    PARABENS

    cUMPRIMENTOS

    jOSÉ eSPINHO

  • PAULO SERRANOResponder

    Bom dia
    Tenho 57 anos de idade 26/08/1962 e 40 anos de carreira contributiva (01/1979) com estes cenários novos nem sei o que fazer pois em principio terei um corte significativo no vencimento a partir de 2019.

    Obrigado.

    • Rui Cerdeira BrancoResponder

      No seu caso ainda não cumprirá um dos requisitos que é ter pelo menos 60 anos em outubro de 2019 (ou 63 em janeiro de 2019). Não poderá reformar-se antecipadamente. A menos que seja desempregado de longa duração o que, pelo que diz, não é o caso.

  • maria ramosResponder

    Maria ramos, após informação junto aos serviços da segurança social na loja de cidadão, hoje, posso me reformar antecipadamente e sem penalização pois em outubro de 2019. Tenho os 60 anos e os quarenta anos de descontos mas, não souberam fazer a simulação de quanto eu traria para casa,sendo o meu vencimento bruto de 830€..

  • Antonio PonteResponder

    Pedido de esclarecimento:
    Neste momento tenho uma carreira contributiva de 45 anos e 64 de idade.
    Quando devo solicitar a minha pensão de reforma?
    Aguardo pela vossa resposta.
    Antecipados agradecimentos.

    • Rui Cerdeira BrancoResponder

      Caro António, quem se reforme com pelo menos 63 anos e 43 de descontos a partir de janeiro de 2019 já não terá a penalização do fator de sustentabilidade mas ainda terá a de 0,5% por cada mes de antecipação face a idade pessoal de reforma. No seu caso, como já terá mais de 64 anos de idade e pelo menos 45 anos de descontos é muito provável que já se possa reformar sem qualquer penalização nos primeiros meses de 2019. Para ter a certeza absoluta sobre o mês exato, recomendamos que se desloque à segurança social para confirmar.

Deixe um comentário

O seu email não vai ser publicado.

NOS