A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE – entidade pública independente) assegura a manutenção e atualização de um simulador oficial dos Preços da Energia praticados, a cada momento, pelos vários operadores energéticos com oferta no mercado português.
Este simulador pode ser um auxiliar precioso para o consumidor final realizar uma comparação rápida e fiável sobre a oferta que tem ao seu dispor, podendo otimizar as suas despesas com energia, nomeadamente, escolhendo um novo fornecedor e procedendo à mudança.
Que situações cobre o Simulador oficial dos Preços da Energia?
O simulador da ERSE cobre todas as ofertas do mercado liberalizado em Portugal Continental para:
- Eletricidade: potências contratadas até 41,4 kVA
- Gás Natural: consumos anuais até 10 000 m3
O simulador cobre assim a grande maioria dos consumidores finais e seus consumos de energia, queiram estes simular apenas contratos de eletricidade, apenas contratos de gás, ou contratos com fornecimento combinado de eletricidade e gás.
O simulador é suportado pela informação de tarifários em vigor que os múltiplos operadores estão obrigados a remeter com elevada regularidade à ERSE.
Como utilizar o simulador?
O simulador permite desde logo orientar o consumidor para que tipo de simulação pretende (eletricidade, gás, ou oferta conjunta). Uma vez realizada a escolha será necessário estimar o perfil de consumo do agregado familiar de modo a que o simulador ofereça como resultado as opções mais adequadas.
Simulações Rápidas
Uma vez dentro do simulador, o consumidor por optar por um caminho mais rápido e um pouco menos preciso que passa por escolher alguma das simulações pré-definidas que melhor se ajuste à sua situação. Neste caso não haverá necessidade de indicar qualquer informação concreta do sua agregado sem valorizado o perfil médio dos agregados com a dimensão escolhida e tipologia de energia selecionada.
Pode ainda realizar uma simulação rápida indicando os dados referentes a uma única fatura indicando no simulador:

Simulações personalizadas
A outra opção é avançar para uma simulação personalizada que exigirá carregar no simulador informação relativa à fatura do consumir seja este residencial ou empresarial.
A seguir deverá indicar dados como:
- Potência contratada
- Horário usado (simples, bi-horário, tri-horário)
- Qual o período a que dizem respeito os dados de consumo indicados
- E, finalmente, o valor do consumo faturado em kWh.
Numa etapa seguinte é perguntado:
Tem os preços do seu contrato de eletricidade para os comparar com as ofertas no mercado?
Se a resposta for afirmativa deverá registar no simulador esses valores. Se a resposta for negativa pode avançar de imediato para a simulação.
Para ter uma ideia mais visual do simulador, a ERSE disponibiliza um vídeo pedagógico sobre o uso do simulador da ERSE
Resultados da simulação
Os resultados da simulação surgem ordenados por ordem crescente de custo anual, informam sobre qual o operador e quais as condições específicas associadas a cada oferta selecionada. Os resultados são eles próprios comparáveis, parametrizáveis, dando ao consumidor a hipótese de, mesmo numa simulação rápida, por ajustar melhor os resultados à sua realidade de consumo e necessidades ou preferências (pode selecionar fornecedores que só disponibilizem energia renovável, tarifa social, oferta para famílias numerosas, por exemplo, entre outros).
A informação simulada para cada oferta por ser impressa/guardada física ou digitalmente, facilitando, por exemplo, o processo de negociação e mudança de operador de serviços energéticos.
No momento em que consultámos o simulador havia 26 operadores com informação carregada.

Como mudar de operador?
Depois de feito o estudo e a comparação, o consumidor deverá contactar o operador que pretende contratar. Note que em Portugal existe uma entidade que centraliza, harmoniza e gere o processo de mudança de comercializador é feita pela ADENE – Agência para a Energia, na sua função de operador de mudança de comercializador.
