Lista de entidades que pode apoiar com a consignação de IRS em 2023

Consultámos o Portal das Finanças na área onde já é possível indicar qual a entidade a apoiar com a consignação do IRS em 2023 e obtivemos a lista de entidades que pode apoiar com a Consignação de IRS em 2023.

Esta lista ainda poderá sofrer acrescentou ao longo das próximas semanas.

Lista de entidades que pode apoiar com a Consignação de IRS em 2023

Constam desta lista 4.729 instituições, mais do que as 4.553 que foram identificadas até maio de 2022, para a campanha de IRS de 2022. As entidades registaram-se junto das Finanças para inscreveram o seu Número de Identificação Fiscal na lista de modo a poderem beneficiar da consignação voluntária de 0,5% do IRS e/ou do IVA da restauração.

Na presente época de entrega do IRS os contribuintes, nomeadamente os de IRS Automático se não pretenderem proceder a mais alterações na declaração, deverão indicar até 31 de março qual a entidade ou instituição particular de solidariedade social que pretendem ajudar, colocando o respetivo Número de Identificação Fiscal no formulário disponível do Portal das Finanças.

O ficheiro com as entidades disponíveis para receber o donativo voluntário via consignação do IRS em 2023 pode ser consultado clicando aqui ou em baixo, na imagem.

Adenda 8 de março de 2023: Pode também descarregar em excel aqui:

Fonte: Ficheiro construido com dados das Finanças, recolhidos a 6 de março de 2023.

Se clicar na imagem será direcionado para o Portal das Finanças e iniciar-se-á o processo de descarregar o ficheiro pdf para o seu PC. Poderá depois ordenar o documento e trabalhá-lo como melhor achar conveniente.

Aquando da escolha formal, poderá recorrer ao Portal das Finanças, onde deverá selecionar Cidadãos > Serviços > Dados Pessoais Relevantes ou, em alternativa, alterar os dados através da aplicação para dispositivos móveis “Agregado Familiar” que se encontra disponível na Apple Store e no Google Play.

Eis a indicação dada pelo Portal das Finanças sobre este assunto:

“A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) disponibiliza previamente ao prazo de entrega da declaração de rendimentos, ou do IRS Automático, a lista das entidades relativamente às quais pode vir a efetuar a Consignação em sede de IRS/IVA.

Assim, pode indicar até 31 de março, previamente ao prazo de entrega da declaração de rendimentos modelo 3 e do IRS Automático, a entidade à qual pretende consignar o IRS ou o IRS e o IVA.

Para proceder à indicação dos dados da entidade pretendida, deve selecionar o botão de “Pesquisa” junto ao campo NIF e selecionar a que pretende dentro da Lista de entidades elegíveis. Depois Submeter.”

O prazo de entrega do IRS decorre entre os meses de abril e junho de cada ano e processa-se exclusivamente através da internet, via Portal das Finanças.
Recorde aqui o prazo de entrega e calendário do IRS 2023.

Deixar uma resposta