Tenho mais de 25 anos, o Cartão do Cidadão será automaticamente renovado?

É verdade que com mais de 25 anos o Cartão do Cidadão será automaticamente renovado? Depois das renovações pela internet, da confirmação dos pedidos de renovação por sms (entretanto descontinuada), eis que surge uma modalidade ainda mais expedita.

Efetivamente, a partir de julho de 2021 passou a existir a renovação automática do cartão do cidadão para cidadãos maiores de 25 anos.

Com este novo procedimento, 60 dias antes do fim do prazo de validade do cartão de cidadão, será enviada, por correio, a referência para pagamento bancário do custo do novo cartão. Nessa mesma carta serão também enviados os códigos PIN para a residência.

Caso não receba a carta PIN, pode pedir uma 2.ª via por telefone, através da Linha Cartão de Cidadão (+351) 210 990 111.

Se não efetuar o pagamento nos 60 dias até à caducidade do cartão então terá mesmo de proceder à renovação presencial.

 

Cartão do Cidadão será automaticamente renovado e recebido em casa

Posteriormente, confirmado o pagamento será produzido o novo cartão do cidadão que o Estado (via Instituto de Registos e Notariado ou IRN) fará chegar ao cidadão, novamente, por correio.

Neste caso, a receção do novo cartão deverá ser feita pelo próprio (deverá receber um SMS na véspera a avisar da chegada) que deverá confirmar a identidade, nomeadamente através da apresentação do cartão do cidadão. Se, por ventura, estiver ausente de casa, poderá levantar o cartão do cidadão no posto dos correios durante alguns dias.

Note-se que esta faculdade será comprometida caso seja necessário alterar o nome, assinatura, fotografia (que até aos 25 anos tem de ser obrigatoriamente renovada), morada ou contactos. Em todos os restantes casos, será possível deixar correr o processo de renovação automática.

A novidade mais recente é mesmo o envio não solicitado dos códigos PIN e da referência multibanco para pagamento. Ou seja, o cidadão não terá que tomar a iniciativa.

No fundo só deverá fazê-lo, deslocando-se fisicamente, caso tenha mesmo de alterar especificamente os dados acima referidos. Esta alteração deverá agilizar todo o trabalho, minimizando o tempo investido pelo cidadão e pelos serviços.

Pode encontrar aqui mais detalhes sobre a renovação do cartão do cidadão.

Um comentário

Deixar uma resposta