Taxa de desemprego estável próximo dos mínimos do século

A taxa de desemprego apurada pelo Instituto Nacional de Estatística está estável e próximo dos mínimos do século há vários meses.

 

Taxa de desemprego estável

A informação mensal do INE revela que a taxa de desemprego tem oscilado muito pouco nos últimos 12 meses, mantendo-se em torno dos 6,5% e podendo fechar 2019 como valor médio global do ano nos 6,4% o que seria o mínimo desde 2003.

Este é o maior período de estabilidade em termos mensais desde o início do século XXI e é também um registo em linha com os mínimos históricos desde esse período. É preciso recuar à década de 90 do século passado para ter um período tão extenso com taxas de desemprego inferiores às agora apuradas.

O mesmo se pode dizer não só da taxa como também do efetivo de pessoas desempregadas em Portugal.

Fonte: INE

 

População empregada ainda longe dos máximos

Quando à população empregada, os valores registados estão ainda longe dos máximos do século. Recorde-se que se registou um forte movimento migratório de saída no início dos anos 10 do século XXI de população em idade ativa que (ainda) não foi compensado. Adicionalmente, algum efeito de envelhecimento da população estará também a começar a ter impacto no total da população ativa.

Pela conjugação destes e de outros fatores, apesar da população empregada ter vindo a aumentar desde 2012 esta continua abaixo dos valores de 2008 e anos anteriores em algumas centenas de milhares de indivíduos. Já por taxa de emprego, a indicação é de que estamos perante valores máximos desde 2001.

Fonte: INE

 

Previsão para a taxa de desemprego em 2020

Recorde-se que em dezembro de 2019, o Banco de Portugal antecipou que a taxa de desemprego fecharia o ano de 2019 nos 6,2% enquanto que para 2020 prevê que esta continue a descer, esperando que fechará o ano nos 5,5%. Já o governo, é menos ambicioso, e na sua proposta de Orçamento do Estado para 2020 antecipa que a taxa de desemprego encerre 2020 nos 6,1%.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *