Subsídio parental alargado pedido online

A subsídio parental alargado pode ser pedido online através do Portal da Segurança Social, o Segurança Social Direta, desde janeiro de 2020.
Para poder usar este e outros serviços já disponíveis no Segurança Social Direta terá que ter um registo ativo. Saiba aqui Como Obter ou Recuperar a Senha de Acesso à Segurança Social Direta.
Este novo serviço foi promovido no sítio da Segurança Social tendo sido também divulgado um Guia Prático sobre a medida de apoio em questão.
Subsídio parental alargado
Informação da Segurança Social:
“Este subsídio, visa permitir o prolongamento da parentalidade, com a possibilidade de alargar até três meses o tempo de assistência ao filho por qualquer um dos pais, ou ambos.
Na Segurança Social Direta é ainda possível pedir os seguintes benefícios:
- Subsídio parental Inicial 120/150 dias
- Períodos exclusivos do pai:
- 5 dias obrigatórios ao seguir ao parto
- 10 dias obrigatórios no primeiro mês
- 10 dias facultativos
- Subsídio por Risco Clínico, Interrupção da Gravidez e Riscos Específicos
Estas medidas integram-se na estratégia de reformulação do atual sistema de proteção social na parentalidade, tendo em vista os objetivos de desmaterialização, simplificação, transparência e automação de processos, através a utilização da nova plataforma da Segurança Social Direta.
Esta medida, está enquadrada na estratégia de modernização da “Segurança Social Consigo” e integra o Simplex 2018+.”
Eis um vídeo de um minuto sobre este tema.
Marta
Essa opção já existe desde 2014 (subsídio parental alargado) disponível no site da SS.
Rui Cerdeira Branco
Marta, tomámos por boa a informação da SS de 24 de janeiro: “No âmbito da medida de modernização administrativa da Segurança Social “Parentalidade + Simples”, passa a ser possível pedir na Segurança Social Direta o subsídio parental alargado. “