Passei um recebi eletrónico tenho de entregar o Anexo SS?

Subsídio parental alargado pedido online

A subsídio parental alargado pode ser pedido online através do Portal da Segurança Social, o Segurança Social Direta, desde janeiro de 2020.

Para poder usar este e outros serviços já disponíveis no Segurança Social Direta terá que ter um registo ativo. Saiba aqui Como Obter ou Recuperar a Senha de Acesso à Segurança Social Direta.

Este novo serviço foi promovido no sítio da Segurança Social tendo sido também divulgado um Guia Prático sobre a medida de apoio em questão.

 

Subsídio parental alargado

Informação da Segurança Social:

“Este subsídio, visa permitir o prolongamento da parentalidade, com a possibilidade de alargar até três meses o tempo de assistência ao filho por qualquer um dos pais, ou ambos.
Na Segurança Social Direta é ainda possível pedir os seguintes benefícios:

  • Subsídio parental Inicial 120/150 dias
  • Períodos exclusivos do pai:
    • 5 dias obrigatórios ao seguir ao parto
    • 10 dias obrigatórios no primeiro mês
    • 10 dias facultativos
  • Subsídio por Risco Clínico, Interrupção da Gravidez e Riscos Específicos

Estas medidas integram-se na estratégia de reformulação do atual sistema de proteção social na parentalidade, tendo em vista os objetivos de desmaterialização, simplificação, transparência e automação de processos, através a utilização da nova plataforma da Segurança Social Direta.
Esta medida, está enquadrada na estratégia de modernização da “Segurança Social Consigo” e integra o Simplex 2018+.”

Eis um vídeo de um minuto sobre este tema.

 

2 comentários

    1. Marta, tomámos por boa a informação da SS de 24 de janeiro: “No âmbito da medida de modernização administrativa da Segurança Social “Parentalidade + Simples”, passa a ser possível pedir na Segurança Social Direta o subsídio parental alargado. “

Deixar uma resposta