Obter ou Recuperar a Senha de Acesso à Segurança Social Direta

Aceder à Segurança Social Direta

Para obter ou recuperar a senha de acesso à Segurança Social Direta passou a ser mais simples e rápido a partir de outubro de 2018.

No ato da subscrição, desde outubro de 2018, é possível fazer a confirmação de identidade por SMS e por Email o que vem agilizar o processo reduzindo significativamente o tempo de obtenção e/ou recuperação da senha de acesso que, até essa data, tinha de ser enviado para a morada registada junto dos serviços da Segurança Social.

 

Obter a Senha de Acesso à Segurança Social Direta

Para obter a senha de acesso devmos aceder ao sítio da Segurança Social Direta (as ilustrações que se seguem foram retiradas de um vídio explicativo que a Segurança Social divulgou para explicar o processo e que pode ver aqui).

Aceder à Segurança Social Direta

Uma vez dentro do sítio da Segurança Social Direta deve clicar na opção “Efetuar Registo”.

Efetuar Registo

 

De seguida será pedido para que introduza o seu NISS (Número de Identificação da Segurança Social) para prosseguir o registo. Introduzido o NISS clique em “Prosseguir”.

Prosseguir Segurança Social

O passo seguinte é introduzir os primeiros dados pessoais, como o nome, a morada, o número de identificação civil e o número de identificação fiscal.

Dados Identificação Segurança Social13

 

O passo seguinte é dar o consentimento de aceitação dos termos e condições do serviço. Leia e aprove (ou não). Se seguida, caso aceite, será direcionado para uma área de recolha dos seus contactos. É aqui que indicará o número de telemóvel e o email que poderão ser utilizados, no futuro, para recuperar a senha de acesso à Segurança Social Direta, entre outros.

Contactos

Clicando em “Próximo passo: alertas” será direcionada para a área onde irá escolher qual o meio que quer que a Segurança Social utilize para lhe enviar o código de validação. Em vez de ser enviado para casa, será enviado para ou email ou por smsm para o telemóvel, conforme a escolha que faça neste ecran.

Código de Validação

Clicando em “Próximo passo.Resumo” inicia o processo de envio do código de validação pelo que deverá consultar o seu telemóvel (que optou pelo envio por sms) ou o seu email (se escolheu o envio por email) para consultar o código de validação. Deverá introduzir o código de validação no ecran para o qual foi direcionado (ver imagem em baixo) e validar.

Introduzir validação Segurança Social

Feita a validação do código de verificação o ecran que surge é alterado e chegou a hora de criar a sua palavra-chave ou password que irá usar sempre que utilize futuramente o Segurança Social Direta.

Criar Palavra Passe Segurança Social

Confirme a palavra passe e está feito! Deverá surgir no ecra a confirmação de que já pode aceder ao Segurança Social Direta.

Caso precise recuperar a senha de acesso à segurança social direta clique na opção “Perdi a minha palavra-chave” que surge por debaixo da zona de acesso no ecran inicial da Segurança Social Direta.  O serviço enviar-lhe-á um novo código de validação para o SMS ou email (conforme escolheu previamente no seu registo inicial) e terá então de repetir os últimos passos acima descrito para criar uma nova palavra-chave.

Outra alternativa: Chave Móvel Digital

Outra alternativa é utilizar o Chave Móvel Digital que já é um método aceite de acreditação junto do Portal Da Segurança Social. O processo, uma vez escolhida a opção “Autenticação.Gov.pt” que surge no ecran inicial da Segurança Social Direta é em tudo igual ao que já descrevemos em “Acesso ao Portal das Finanças via Chave Móvel Digital“:

Tagged under:

4 Comments

  • Lucinda Antunes S CapitâoResponder

    quero aderir ao meu codigo de acesso directo; mas como tudo neste Paìs não facilitam ; só complicam.
    com muita pena minha desisti de o fazer.
    rerstando agora apenas e só tentando o telefone, o que me leva horas á espera, acabando por se desligar sempre a chamada.
    Lamento; mas é o País que temos. e mais para adquirir o documento, tenho que me deslocar de Mafra a Lisboa, Obriga Lucinda Capitâo

  • Carlos DuarteResponder

    Não está totalmente correcta a v/ informação pois onde dizem:
    “Clicando em “Próximo passo: alertas” será direcionada para a área onde irá escolher qual o meio que quer que a Segurança Social utilize para lhe enviar o código de validação. Em vez de ser enviado para casa, será enviado para ou email ou por smsm para o telemóvel, conforme a escolha que faça neste ecran.” —- devem acrescentar que em certos casos, muitos, independentemente da opção escolhida, surge a indicação “a enviar pelo correio” o que obriga os interessados a esperar vários dias.

  • ANA MOREIRAResponder

    FIZ O REGISTO NA SEGURANÇA SOCIAL DIRETA E PEDI O CODIGO VALIDAÇÃO POR SMS, ACONTECE QUE AO INSERIR O CODIGO DE VALIDAÇÃO APARECEU INFORMAÇÃO DE CODIGO VALIDAÇÃO EXPIRADO !!!! COMO É POSSIVEL NEM 1 MINUTO DEMOREI … AGORA ESTOU REGISTADA E NEM SEQUER TENHO SENHA DE ACESSO .
    O QUE DEVO FAZER ??? NÃO CONSIGO REPETIR O PROCESSO PORQUE APARECE A INFORMAÇÃO QUE JÁ ESTOU REGISTADA ???

  • Maria Angelina Rodrigues BorgesResponder

    Boa noite, esqueci me,da passe para entrar na segurança social directa, acontece já segui todos os passos e responde me dados incorretos,ou diz erro..desisti!!! Agora só ligar pré segura social, para obter ajuda…

Leave a Reply

Your email address will not be published.