RTP Estudo Em Casa – Grelha de Aulas

Como indicámos em artigo anterior (ver “Aulas à Distância Retomam a 14 de abril“) os alunos do 1º ao 9º ano contarão com oferta letiva complementar através da televisão, via RTP Memória. neste artigo poderá consultar a grelha de aulas, os canais onde estarão disponíveis em cada operador bem como as ligações para descarregar a APP criada para Android e iOS.

 

Quem coordenará as aulas de cada aluno?

O centro de coordenação das aulas continuará a ser gerido e garantido na medida das possibilidades de cada escola e de cada família, pelos professores da turma (e da escola) em que cada aluno está inscrito.

Serão os mesmos professores do 1º e do 2º período a gerir as matérias, a passar trabalhos e estudo e a fazer a avaliação contínua. Como nem todas as famílias ou professores e escolas terão condições para realizar ou assistir a aulas à distância, a oferta de aulas pela TV irá auxiliar a reduzir as assimetrias inevitáveis por haver famílias e escolas com condições diferentes.

Os alunos do 10º também terão aulas à distância mas não terão oferta complementar via televisão.

Os do 11º e 12º ainda esperam decisão final, havendo esperança de que possam ainda vir a frequentar fisicamente a escola, algures durante o mês de maio. Sobre este tema leia o artigo “Alunos do 11º e 12º ano aguardam regresso à escola“.

 

RTP Estudo Em Casa – Grelha de Aulas

 

As aulas na RTP Memória decorrerão a partir de dia 20 de abril de 2020 de segunda a sexta-feira entre as 9h e as 17h30m.

Haverá uma área no sítio da RTP dedicada ao tema #EstudoEmCasa no qual poderá ser possível recuperar e voltar a assistir a todas as aulas: https://www.rtp.pt/estudoemcasa.

Em breve será também disponibilizada um app com o conteúdos.

A grelha de programas será composta por blocos organizados por pares de anos com exceção do 9º ano que constituirá um bloco autónomo. Assim, haverá blocos de aulas para:

  • 1º e º2 anos;
  • 3º e 4º ano;
  • 5º e 6º ano;
  • 7º e 8º ano;
  • 9º.

Eis a grelha de horários e disciplinas.

Estes blocos irão manter o mesmo horário em cada dia, começando pelo do 1º e 2º ano que começará às 9 horas e terminando pelo do 9º ano que conclui às 17h30m. Em cada dia serão definidos diferentes disciplinas em cada bloco.

Haverá material específico que será disponibilizado a cada escola e professor para melhor se articularem com a oferta complementar. Esse material seguirá na primeira semana de aulas do 3º período que começa a 14 de abril, semana durante a qual ainda não haverá aulas pela televisão.

O canal RTP Memória pode ser visto no posição 7 da Televisão Digital Terrestre (de acesso gratuito e universal em todo o território nacional) bem como:

  • MEO – posição 100;
  • NOS – posição 19;
  • Vodafone – posição 17;
  • Nowo – posição 13

APP Estudo em Casa

A Direção Geral da Educação ira também disponibilizar os mesmo conteúdos em sítio redundante e alternativo a anunciar. Foi também criada uma APP para o sistemas Android (Google Play) e para iOS (Apple Store) que permite acompanhar ou rever as aulas e consultar os vários recursos disponibilizados.

 

Educação Pré-Escolar (3 aos 6 anos)

A RTP2 irá ter conteúdos específicos para o pré-escolar em horários a anunciar.

Não deixe de ler todos os artigos sobre o COVID-19 que temos publicado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *