Simulador ISV 2020

Simulador para o ISV 2020

Se a atualização de impostos prevista na proposta de Orçamento do Estado para 2020 vier a ser concretizada como lei da República, quais serão os novos valores a pagar caso se pretenda adquirir um veículo automóvel? Já existe um simulador para o ISV 2020?

 

Simulador para o ISV 2020

A ANECRA – Associação Nacional das Empresas do Comércio e da Reparação Automóvel através do seu Gabinete de Estudos Económicos avançou com o trabalho de produzir um simulador que considera todos os parâmetros relevantes para se poder simular com realismo o Imposto Sobre Veículos (ISV – antigo imposto automóvel) devido em 2020, pressupondo, como se disse acima, que a proposta de Orçamento se converte em Orçamento do Estado efetivo.

A principal nota é que os limiares relevantes para o ISV serão atualizados em 0,3%. Outra alteração é que em certas circunstâncias, em particular se forem especialmente poluentes, os veículos movidos a motores a gasóleo podem pagar um valor acrescido de imposto de até mais €500, no ato da emissão da matrícula. Note-se que este valor se aplica a veículos novos ou importados que sejam matriculados pela primeira vez em Portugal.

Voltando ao Simulador do ISV 2020 da ANECRA, a sua utilização é tão simples quanto o próprio desenho do ISV o permite.

Como é sabido estamos perante um imposto com várias parcelas e cujo cálculo depende de diversa informação técnica sobre cada veículo.

Para usar o simulador e obter o valor de imposto a pagar em 2020 deverá saber:

  • Combustível utilizado;
  • Cilindrada;
  • Emissões de CO2 WLTP;
  • Marca;
  • Modelo;
  • Versão;
  • Carroçaria;
  • Segmento.

O simulador já prevê as respostas possíveis para muitos destes parâmetros, pelo que o preenchimento é facilitado.

O simulador indica o valor do ISV devido em 2019 e em 2020 para as várias componentes bem como para o total sendo fácil a comparação. No final é adicionado o IVA que incide sobre o próprio ISV bem como o valor combinado dos dois impostos.

 

Simulador ISV 2020
Clique para aceder ao simulador do ISV da ANECRA.

Um comentário

  1. Gostaria de saber qual o ISV que terei de pagar para alterar as caracteristicas do motor. Aumento de 998cm³ e aumento de 53g/km CO2.
    Obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *