Investir

Recursos para Investir no Economia e Finanças

Depois de alguma maturação e interpelações várias, o Economia e Finanças criou uma nova área no seu menu principal dedicada a compilar recursos para investir, chama-se mesmo Investir.

Para já é possível encontrar por lá alguns recursos para investir que permitirão a investidores de vários perfis encontrar informação útil para tomarem as suas decisões.

Será possível encontrar por lá calendários de eventos relevantes nos vários mercados mas com especial destaque para o português.

Será possível encontrar informação sobre depósitos a prazo, informação sobre o mercado cambial, artigos em destaque que tenhamos publicado recentemente, entre outras novidades que iremos preparando ao longo dos próximos meses.

Damos ainda destaque aos recursos de apoio ao investidor no mercado de capitais que são oferecidos pelo próprio supervisor, a CMVM e que nem sempre são conhecidos dos investidores não qualificados. Como e onde obter informação independnete sobre direitos e procedimentos? Como garantir que um operador ou memso um produto é fidedigno? Como, onde e quando apresentar uma reclamação? Tudo isto são perguntas para as quais indicamos os recursos disponíveis para apoiar o investir que faça os seus negócios através de agentes de mercado a operar em Portugal.

Convém sublinhar que o nosso papel nunca será o de dar aconselhamos sobre investimentos específicos até porque essa é uma função reservada a quem tenha acreditação para tal junto do regulador nacional para o mercado de capitais. Deixamos aliás o aviso a todos os que por aqui passem para terem especial cautela sempre que sejam interpelados com conselhos de investimento que sejam prestados por intermediários financeiros não autorizados.

A CMVM (que mudou recentemente o seu sítio) poderá esclarecer, em caso de dúvida, se um dado interlocutor é ou não um intermediário financeiro autorizado.

A intermediação financeira não autorizada é uma prática é ilegal. Não está balizada pelas salvaguardas informativas que sempre devem acompanhar esse conselho, nem tão pouco garante o ajustamento dos conselhos ao perfil de investidor em causa. Tal como em tudo na vida, há quem se dedique, sem escrúpulos, a burlar os mais desprevenidos também no mercado de capitais.

Além da referida página destacamos ainda o nosso glossário financeiro bem como a série Investidor Informado que iniciámos recentemente com o artigo “Empresas do PSI 20 em 2019 – Investidor Informado“.

Deixem as vossas sugestões e comentários e  fiquem com os nossos votos de bons negócios!

Deixar uma resposta