Majoração do Abono de Família para 2016

Há um novo valor da Majoração do Abono de Família para 2016. Segundo o Decreto-Lei n.º 2/2016 – Diário da República n.º 3/2016 do ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, a percentagem da majoração do montante do abono de família a atribuir a crianças e jovens inseridos em agregados familiares monoparentais será aumentada em 75% face ao valor até aqui em vigor.

ADENDA: Estes valores foram novamente atualizados a contar de 1 de abril de 2016. Veja os detalhes aqui: Retroativos do abono de família e pré natal 2016

 

Majoração do abono de família para 2016:

A percentagem da majoração aumenta 75% o que, na prática, fará com que as famílias elegíveis para receber a majoração do abono de família para 2016 beneficiarão de um acréscimo de 35% face ao abono de família quando até aqui receberiam uma majoração de 20%.

Entretanto, a Segurança Social já atualizou a informação que habitualmente disponibiliza no seu sítio na internet relativa a este tema, divulgando os novos valores a pagamento relativos ao abono de família, ao abono de família pré-natal e à majoração do abono de família para 2016. Recomendamos a leitura do Guia Prático sobre a majoração do abono de família para 2016 onde poderá encontrar esclarecimento sobre várias questões que vão bem para lá dos valores do abono de família e respetiva majoração.

Majoração do abono de família para 2016
Clique na imagem para aceder ao guia já atualizado sobre a majoração do abono de família para 2016

Do preâmbulo do decreto-lei:

“(…) As prestações familiares visam compensar as famílias pelos encargos respeitantes ao sustento e educação das crianças e jovens, aumentando o seu rendimento disponível e minimizando, deste modo, as situações de pobreza e exclusão sociais.

Enquadram-se no âmbito do programa do XXI Governo Constitucional, quanto às medidas respeitantes às crianças e aos jovens em risco de pobreza, designadamente o aumento dos montantes dos escalões do abono de família e do abono pré -natal, bem como o aumento da majoração do abono de família atribuído às famílias monoparentais objeto do presente diploma. (…) “

 

Mais informação:

Verifique se há informação mais recente sobre este tema aqui: Majoração do abono de família.

16 comentários

  1. Mais uma injustiça….. Quantos casais fingem estar separados só para receber mais dinheiro. As outras crianças são diferentes?

  2. E as familia que sao consideradas monoparentais e nao o sao. Tipo casais que estao juntos sem serem casados no papel e ai aproveitam para ter direito a tudo e por existir um simples papel que diz que somos casados ja nos faz perder direitos que casais sem papel tem havia de ser igual para todos pk ha familias monoparentais a ganhar bem mais que as outras familias.

  3. Eu sou mae solteira com dois filhos ao meu encargo sempre tive o escalao A e agora passaram para o B este pais e uma tristeza

  4. Sou mae viuva e recebo de meus filhos por morte do pai 42 euros e de abono 35 euros, ja era hora de pensarem em ajudarem nos porque onde eu vivo o trablho e sasunal e vivemoa do turismo por isso espero q esta informacao seja verdade!!!!

  5. Irina vai mas é a trabalhar! toda a gente a viver como parasitas dos abonos! dos subsidios e do estado! muitos podres é o que existe!

  6. E os que sendo agrafos familiares monoparentais nao recebem majoracao nenhuma??!! É que tenho 3 filhos sou divorciada à 11 anos, suportando sozinha todos os custos inerentes a eles e nunca recebi tal majoração, nem tão pouco me informaram de tal possibilidade…. Aliás, por um erro deles, ainda me reduziram foi o montante que recebia, e mais recentemente tiraram o abono do meu mais velho, sendo que ele tem 16 anos e continua a estudar, como prova escolar efectuada… Ainda gostava de saber que majoração é essa e como funciona…

  7. Não recebo rendimento minimo pq não tenho direito -.-
    Não consigo arranjar trabalho porque derivado ah minha audição que tenho um tubo ventilação ah 15anos , e não sabia . Isto é triste … tenho 23 anos e tenho um menor … o abono é uma porcaria . Tirando q eu tendo este problema e não puder ter ajuda sequer do rendimento minimo ate melhorar audição para puder ir trabalhar . Só uma pergunta : com o relatório de médico devido ah minha operação , segurança social paga-me por defeciencia de audição?
    Aqueles que não fazem nada e recebem rendimento minimo para comprar droga em vez dar comer aos 2filhos para voces está tudo bem ? Por favor abram os olhos … os que mais precisam é que merece ter ajuda .. outros que não querem trabalhar, deviam cortar o rendimento … Tristeza !!

  8. Este governo anda a dar ‘peanuts’ a todos!!! Andam a fzr CAMPANHA eleitoral para as presidenciais agora em Janeiro. 15% resolve o problema das famílias monoparentais?! Ajuda mas não resolve em nada!!! Mentes tacanhas destes políticos… Políticos pobres de espírito de dignidade e humildade… Como é possível dar o que não existe?!

  9. A mim então resolveram cortar me o abono este ano pk dizem k ganhei muito , é uma palhaçada tenho 2 filhos na escola tanto eu como o meu marido trabalhamos e descontamos para tal efeito não estamos a roubar nada a ninguém , mas neste país tem mais direitos kem não contribui para o seu desenvolvimento do k kem kontribui , kem nunca descontou nem IRS faz tem direito a abonos de 1° escalão , a rendimentos mínimos chorudos e a outras regalias sociais vamos lá abrir os olhos pk vcs andam a alimentar um bando de parasitas e a kem merece cortam tudo é vergonhoso

  10. Enfim…tenho 2 filhos, um com 10 anos de idade e outro com 9 anos, só o meu marido é que trabalha e não recebemos nem temos direito a abono, além de que os miúdos estão no escalão máximo…continuo sem perceber até hoje as contas que estes “senhores” fazem…

  11. E uma tristeza chulise ….. Tou en união de facto com o pai dos meus filhos e nunca Enganei ng podia ter chulado a segurança sosial e nunca o fiz temos dignidade carácter e no mês passado cortarão o abono enfim nos com o ordenado base achao que estamos bem de vida com duas criancas pequeninas uma com 8 e uma com 6 sem abono ….. Descontarmos para os ciganos e essa Escumalha de parasitas

  12. Conheço alguns casais assim, vivem juntos dão moradas diferentes para poder ser monoparental e pagam 20 euros de creche e famílias honestas que fazem tudo direito pagam 250 por mes, é preciso mais fiscalização

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *