Inflação média anual dos preços mantém variação negativa

A inflação média anual dos preços mantém variação negativa de 0,2% pelo segundo mês consecutivo depois da taxa de variação homólogo relativa ao mês de novembro de 2014 ter sido nula. Para o índice harmonizado de preços no consumidor (IHPC) a variação média anual fixou-se nos -0,1%. Estes dados, os penúltimos do ano permitem assim que se venha a concretizar a previsão para a taxa de inflação (IHPC) no final do ano 2014 ontem divulgada pelo Banco de Portugal: -0,1%.

O INE destaca , o seguinte pro classes de despesa:

Nas classes com contribuições positivas para a variação homóloga do IPC salienta-se a da Habitação, água, eletricidade, gás e outros combustíveis (classe 4), com uma variação homóloga de 2,4% (taxa inferior em 0,2 p.p. à do mês anterior), influenciada em grande medida pelo sub-subgrupo das Rendas efetivas pagas por inquilinos de residências principais. É ainda de referir o contributo positivo das classes dos Restaurantes e hotéis (classe 11), com uma variação homóloga de 1,4% (0,2 p.p. inferior à registada em outubro de 2014) e das Bebidas alcoólicas e tabaco (classe 2), com uma variação homóloga de 3,1% em novembro (3,2% no mês anterior).
A classe com maior contribuição negativa para a variação homóloga do IPC foi a dos Transportes (classe 7), com uma variação homóloga de -1,8% (variação de -1,4% no mês anterior), influenciada em grande medida pelo subgrupo dos combustíveis e lubrificantes, seguida da classe do Lazer, recreação e cultura (classe 9), com uma variação homóloga de -1,7% (variação de -1,5% em outubro).

Recordamos que ontem forma também divulgadas previsões para a taxa de inflação de 2015 pelo Banco de Portugal.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *