Inflação em 2014 deve terminar o ano abaixo de zero

Segundo os dados do boletim económico do Banco de Portugal a Inflação em 2014 deve terminar o ano abaixo de zero, mais concretamente a expectativa agora revista pelos técnicos do Banco de Portugal apontam para um queda marginal de 0,1% no cabaz de preços no consumidor harmonizado ao nível da União Europeia. Este indicador difere ligeiramente da taxa de inflação nacional mas segue habitualmente o mesmo andamento.

Há exatamente um ano, quando da difusão do Boletim Económico do outono de 2013 do banco de Portugal esta instituição havia previsto uma taxa de inflação para 2014 de 0,8% constatando-se agora que o Banco acabou por rever muito significativamente as suas previsões ao longo dos últimos doze meses. Os últimos dados oficiais do INE (relativos a outubro de 2014) apontam para uma taxa de variação média anual dos preços no consumidor de -0,2%.

Sobre os anos seguintes o Banco de Portugal prevê um aumento muito ténue dos preços avançando que: “Ao longo do horizonte de projeção a inflação deverá apresentar níveis  reduzidos, já que deverão manter-se pressões descendentes sobre os preços ao nível interno e externo, nomeadamente com os preços de importação (incluindo  excluindo bens energéticos) a registarem variações médias negativas no período 2014-2016.

Pode consultar aqui o Boletim Económico do Outono de 2014 do Banco de Portugal (PDF). Publicaremos mais artigos sobre este tema em breve.

Deixar uma resposta