Nova versão de software para Cartão de Cidadão

Quem é utente do Cartão do Cidadão talvez já tenha experimentado a frustração de não conseguir explorar adequadamente todas as potencialidades deste dispositivo à conta de problemas de incompatibilidade total ou parcial entre o software do Cartão e o mecanismo que usa para a sua leitura e interação com o Estado. Para esses, a notícia do lançamento de uma nova versão do software para o Cartão de Cidadão é uma esperança que renasce no sentido de que talvez a tecnologia passe a “dialogar” de forma mais expedita e eficaz.

 

Software para Cartão de Cidadão

Segundo aviso do Portal do Cidadão, estão disponíveis para descarregar para o computador novas versões do software do Cartão de Cidadão otimizadas para os sistemas operativos Windows, MAC e Linux, nas suas versões de 32 e 64 bits. Eis a nota completa com todos os detalhes:

“(…) Trata-se da versão 1.24.1 do middleware do Cartão de Cidadão para sistemas operativos Windows e da versão 1.23.1 no caso dos sistemas operativos MAC e Linux. Estas novas versões podem ser obtidas na área “Software” do site do Cartão de Cidadão, onde também se encontra disponível o manual de utilização da aplicação do Cartão de Cidadão.

Encontra-se também disponível no Fornecedor de Autenticação, em fase beta, um novo middleware online do Cartão de Cidadão que dispensa a instalação no computador de qualquer aplicação.

Está ainda prevista para breve a disponibilização de uma versão integral, que permitirá aos portadores do Cartão de Cidadão aceder aos seus dados, alterar informação no chip do cartão e assinar documentos; seja na versão online, através do browser de Internet, ou correndo o programa a partir de um computador pessoal. “

Um comentário

Deixar uma resposta