Crescimento do consumo na Europa bate recorde de 2006

Segundo o “Visa Europe: EU Consumer Spending Barometer“os consumidores alemães continuaram, no 1º trimestre de 2011, a servir de locomotiva ao incremento e aceleração do consumo europeu, projectando a variação homólgoga para os 2,6%, o valor mais elevado deste indicador desde meados de 2006. De forma igualmente dinâmica destacaram-se países como a República Checa, Estonia, Letónia, Lituánia, Hungria e Polónia – a nova centralidade europeia a leste.

Note-se, contudo, que além dos países que enfrentam políticas económicas e fiscais austeras à conta de terem recebido empréstimos para conseguirem cumprir com as suas obrigações de dívida, nos quais o consumo está em retrocesso, o dinamismo do consumo em países como a França, Reino Unido, Itália e Espanha fica muito áquem do registado na Alemanha. Este barómetro demonstra quão claramente as economia europeias progridem , presentemente, a várias velociadades.

Mais detalhes aqui.

Entretanto, aguardam-se os dados relativos à taxa de inflação que deverão condicionar a política de revisão do preço do dinheiro a estabelcer pelo BCE.

Deixar uma resposta