A Doutrina do Choque – um documentário com uma visão alternativa do modelo capitalista reinante

O destaque de hoje é um documentário “The Shock Doctrine” (2009) produzido pelo Sundance Institute (uma organização liberal – no sentido americano do termo – que tem como patrono Robert Redford) e basedo no livro “A doutrina do Choque” um best seller do New York Times(editado em Portugal pela SmartBook – clique aqui para aceder à livraria) de Naomi Klein , que apresenta uma versão claramente não apologética do modelo capitalista personificado pelos seus maiores embaixadores: Milton Friedman e Friedrich Hayek.

O documentário acompanha os últimos 60 anos de história económica e política mundial. Nele apresenta-se o papel da doutrina económica dominante desde o início dos anos 70 do século passado, representada pela escola económica de Chicago, percorrendo exemplos históricos de implementação prática desde o exemplo Chileno e Argentino nos anos 70 do século passado, todos ainda num contexto bem vivo de Guerra Fria, mas também exemplos mais comuns retratados por Reagan nos EUA e pelo Reino Unido de Margareth Thatcher. Os exemplos polaco e russo são também abordados bem como o mundo após o 11 de Setembro de 2001.

O documentário estabelece também relações evidentes entre a actual ideologia económica dominante e a crise financeira de 2007/2008 cujas ondas de choque, na forma de crise da dívida soberana, estamos ainda a sentir. Fica a deixa para quem queira complementar com mais esta visão diversa do sistema económico actual, os recursos que usa para formar opinião.


A Doutrina do Choque from Muito Aterrorizado on Vimeo.
 

 

 

Deixar uma resposta