Nas “Ex-SCUTS” cada pórtico conta como uma passagem ou conta cada viagem?

Vários utilizadores das ex-SCUTS têm-nos colocado a seguinte pergunta relativa às 10 viagens de desconto que lhes são concedidas:

“As passagens são descontadas em cada pórtico porque passo ou cada viagem na auto-estrada conta como uma passagem independentemente do número de pórticos por que passo?”

Os pórticos substituem as portagens físicas que existem em outras auto-estradas. A construção dos pórticos foi a solução de recurso, mais económica e rápida, para impôr as portagens em estradas que não as tinham. Sabendo que os pórticos substituem as portagens físicas em cada saída, a resposta à pergunta torna-se mais fácil. Tal como numa auto-estrada “normal”, nas ex-SCUT o que é relevante é o percurso feito, percurso esse que é medido tomando por referência o momento de entrada na auto-estrada e o momento de saída. Ora o momento de saída é registado pelo último pórtico em que se passa, é esse ponto por comparação com o de entrada que vai registar a viagem e determinar quanto custa. No caso de se ter desconto, é nesse momento que se conta uma passagem. De forma mais simples: se entrou na auto-estrada conta uma passagem, independentemente do sítio onde sai.

Até resposta em contrário, esta é a interpretação que fazemos. Se viessem a atribuir um valor monetário às 10 passagens com desconto, seria diferente, aí já poderia ser relevante a distância feita, mas não sendo assim, o que releva que cada acesso à auto-estrada conta como uma passagem.

3 comentários

  1. Bom dia
    è um dúvida que tenho também.
    Eu faço a A25 todos os dias.
    Quando se começar a pagar as portagens tenho a hipotese de fazer só meio troço, em realação ao troço que faço agora, a pagar, pois vou aproveitar a antiga IP5.
    Mas surge um problema, existe +/- 500 metros de A25 desde o nó de entrada até ao nó de saída para a A25 que terei de utilizar.
    Pergunto eu:
    – Será que esses 500 metros irão contar para os descontos?
    Não deveriam contar, pois não tem muita lógica.

  2. Gostava de saber o seguinte, moro em Vila Nova de Gaia passo na A29 a caminho da Covilhã 4 vezes por Mês tenho Via Verde se pedir a isenção agora ainda vou a tempo ? Quando termina o prazo? só tenho que levar os documentos do carro e mais um documento a comprovar a residência?

  3. Passo nas Scut’s da A4 e A41 por ex .
    a questão é:
    tenho discriminação positiva, as 10 passagens gratuitas são em cada scut ou é o somatório das passagens pela scuts?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *