4G – Nova geração de comunicações móveis a caminho

Segundo notícia do TEK é já este ano que a autoridade reguladora do sector das comunicações (ANACOM) lançará o concurso/leilão para a atribuição das licenças de espetro na faixa de frequências dos 2.6 gigahertz. Este processo é particularmente relevante porque permitirá a utilização de uma nova tecnologia a LTE – Long Term Evolution que deverá servir de padrão para a nova geração móvel de raiz, a quarta ou 4G.

Segundo a ANACOM, perspectiva-se também que outras faixas do espetro, nomeadamente a que é ainda atualmente utilizada pelas emissões de TV pela via analógica possam vir a ser utilizadas no futuro para reforçar a capacidade das redes móveis.

Entretanto fica a dúvida quando ao sucesso da operação e, particularmente, quanto à capacidade de investimento que existirá pela parte dos operadores de telecomunicações que venham a vencer o leilão. O ciclo económico terá uma palavra a dizer mas talvez não sejam disparatado vaticinar que ainda teremos largos meses de espera até que se inicie o processo de massificação deste novo salto tecnológico nas comunicações móveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *