Incerteza na evolução das Taxas de Juro na Zona Euro: desta notícia do Jornal de Negócios (ligação indisponível) retira-se:
-
Antes do final do ano a política monetária do BCE para 2007 fica sob reserva.
-
O caminho será o de subir até aos 4% se:
-
o petróleo chegar aos $70 e
-
-
se o crescimento da Zona Euro surpreender pela positiva.
-
O aumento dos impostos na Alemanha previsto para o início de 2007 aumentará a pressão inflacionista e estará sobre análise por parte do BCE – ou seja, para o BCE é irrelevante a causa da inflação, que seguirá o mesmo rumo mesmo que esta resulte de uma alteração administrativa.
-
O eventual abrandamento económico e/ou seu reforço nos EUA poderá ter algum efeito de contágio afastando o cenário de sobre-aquecimento da economia europeia.
Em suma, actualizando a novela que vem daqui, como irão evoluir as taxas de juros: Incerteza, incerteza, incerteza. Há que esperar pelos próximos meses.
Só reforça a minha opinião de que isto da taxa de juro na zona euro é uma história muito mal contada… ou será uma estória?
O petróleo já desceu, a inflação dá mostras de estar controlada, mas continuam a avisar (ou será ameaçar?) que a taxa de juro pode ainda subir até ao final do ano. E que se a evolução da economia foi melhor do que esperado, preparem-se…
Eu não sou de intrigas, mas quase que parece que há uns senhores interessados em baixos crescimentos…
Viva,
Gostaria de saber em que site poderei consultar a evolução das taxas de juro entre 2000 e 2007, nomedamente a EURIBOR 3M
obrigado