Quais as melhores taxas de juro que se conseguem obter num depósito a prazo em abril de 2024?

Quais as melhores taxas de juro que se conseguem obter num depósito a prazo em abril de 2024? Se o foco for estritamente o valor da taxa de juro, a resposta é 4%.

No entanto, este valor é raro (está disponível em quatro bancos) e condicionado para depósitos promocionais.

Ainda assim, basta descer um pouco mais na tabela das melhores taxas de juro para encontrarmos dezenas de depósitos que oferecem mais de 3% antes de impostos, ou seja, à taxa anual nominal bruta. Por exemplo, entre 3,5% e 3,75% são 12 os bancos com depósitos a prazo promovidos nos seus sítios na internet, num total de 23 depósitos a prazo diferentes.

Entre estes 23 depósitos que pagam mais de 3,5% e menos de 4% encontrámos depósitos para três meses, seis meses, 12 meses e 18 meses.

Acima dos dois anos de prazo, a taxa máxima disponível desce para 3% acompanhando a curva dos juros que antecipa uma política monetária menos restritiva a médio/longo prazo.

Ou seja, as melhores taxas encontram-se nos prazos mais curtos, dado que se antecipa que o Banco Central Europeu (BCE) inicie um período de descida das suas taxas de juro em meados de 2024. Este período de descida de taxas de juro promovido pelo BCE poderá prolongar-se por alguns anos, acabando por conduzir as taxas de juro dos próprios depósitos a prazo mais baixas.

É o reflexo dessas expectativas que se identifica nos depósitos para prazos maiores.

Este exercício de pesquisa que reiniciámos em março de 2024 terá continuidade nos próximos meses.

Depósito a prazo em abril de 2024

depósito a prazo em abril de 2024
Melhores Taxas de Juro – Abril de 2024
Clique para aumentar

Pode encontrar toda a informação organizada num ficheiro Excel nesta página dedicada ao tema depósitos a prazo. Em cima apresentamos uma tabela síntese ordenado pela taxa de juro dos depósitos a prazo a um ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *