Quais os melhores depósitos a prazo a um ano em abril de 2024?

Quais os melhores depósitos a prazo a um ano em abril de 2024? Bom, desde logo, não podemos deixar de sublinhar que “melhor” é um conceito relativo que dependerá sempre do perfil do aforrador e dos seus interesses.

Afinal de contas, para um mesmo prazo pode haver depósitos que se distinguem pela taxa de juro mas também por características como:

  • É possível mobilizar o depósito antes do fim do prazo?
  • E se sim com que penalizações?
  • E os depósitos são só para novos clientes?
  • Só para novos capitais?
  • Só para jovens ou para idosos?
  • E é possível ir reforçando o depósito?
  • Como se recebem os juros?
  • No final? Mensalmente? Logo à cabeça no momento da constituição?

Como se constata, o melhor depósito a prazo pode depender de vários fatores, até de aspetos que não se relacionam diretamente com o depósito.

Por exemplo, no final do depósito a oferta existente no banco continua a ser interessante? E as comissões de manutenção de conta existem? São elevadas? E para ter acesso ao depósito é preciso ter mais produtos no banco?

Apesar de um depósito a prazo ser uma das aplicações de poupança mais simples e tipicamente de menor risco, a verdade é que como todas as outras deve exigir algum estudo e conhecimento de causa.

Neste artigo focamo-nos na taxa de juro, contudo, promovemos o ficheiro excel onde procurámos reunir mais informação, incluindo ligações para as respetivas fichas de informação normalizadas, de cerca de 300 depósitos em oferta, de modo a contribuir para uma melhor tomada de decisão.

Naturalmente, nada disto desresponsabiliza o aforrador de garantir que recolhe a informação mais atualizada e que esclarece as suas dúvidas antes de tomar um decisão.

Melhores depósitos a prazo a um ano em abril de 2024

Identificámos 17 depósitos distintos com taxas iguais ou superiores a 3% (Taxa Anual Nominal bruta ou TANB) com maturidade de um ano.

Destes, 6 dizem respeito a alguma forma de depósitos promocionais, para captação de clientes (o sim e não da imagem em baixo sinaliza precisamente, os que são e não são depósitos promocionais ou limitados a situações de novos clientes/montantes). É entre estes – os promocionais – que se encontram os depósitos que oferecem as maiores taxas TANB (4%).

Mas identificámos também 11 depósitos não promocionais com taxas entre os 3% e os 3,7%, apresentados por sete bancos diferentes.

A lista resumo encontra-se em baixo. Os detalhes podem ser encontrados aqui, em relação a estes depósitos a prazo.

Sublinhamos que é provável, à medida que o ano avança e que o Banco Central Europeu vai ficando mais confortável com os níveis de inflação, que as taxas de juro dos depósitos a prazo continuem a descer.

Boas poupanças!

 

Clique para ampliar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *