Atribuição de novas reformas demorava meses, agora demora 7 dias

Em fevereiro de 2018 era tema, no Economia e Finanças, o enorme intervalo, que se media em vários meses, entre o momento que se pedia a reforma (mesmo a reforma pedida na idade legal para reforma) e a efetiva atribuição de novas reformas. Um problema que se agravava e que exigiu reforçar o quadro de pessoal e outros investimentos nos serviços da Segurança Social. Recorde o artigo “Atrasos na emissão de pensões – Segurança Social reforça quadros“. Hoje damos nota que quem pede reforma espera apenas 7 dias, em média.

Em 2020, existiu uma iniciativa do governo que veio acelerar o processo de atribuição da pensão, criando-se uma pensão provisória, a confirmar, mas que permitiu evitar que uma pessoa estivesse meses sem qualquer retribuição.

Atribuição de novas reformas demora 7 dias, em média

Agora, o Ministério do Trabalho e da Segurança Social revela os números oficiais para o atual tempo médio para a atribuição de novas pensões. O intervalo de tempo passou de 110 dias, nos últimos anos, para apenas 7 dias em 2022.

Um resultado a que não será alheia a evolução tecnológica na Segurança Social e a informatização crescente da informação histórica das carreiras contributivas, permitindo que pelo menos duas em cada três novas pensões seja atribuída de forma automática.

De fora, ficam carreiras contributivas especialmente complexas com registos que ainda estejam por informatizar e que, como tal, implicam manuseamento de informação de forma física, para confirmar as respetivas carreiras.

Um comentário

  1. Eu já fiz o pedido de reforma (Unificada) feito há CGA em 06 de Julho de 2022. Segundo o site da Caixa Geral de Aposentações diz que:- espera pela resposta da pensão atribuída pela CNP (Segurança Social) lhe forneça a respetiva informação. No site da CGA Direta vinha sempre diminuído todos os dias a demora na minha aposentação. À cerca de duas semanas nenhum dia tem diminuído, continuando a ser anunciado que faltam 18 dias para a minha aposentação. Estando assim na mesma (faltam 18 dias para a conclusão do seu pedido), agora todos os dias que passam.
    Portanto,
    Já solicitei informação por 2 vezes sobre o assunto em epígrafe (Estado do Pedido | Pensão de aposentação) e nada ainda me foi comunicado. Pois, vou a caminho de 68 anos de idade, com mais de 50 anos de desconto. Pois, já estou à espera da Aposentação sem cortes há mais de 6 meses! Atualmente estou doente, e essa doença, também tem haver pela demora da atribuição da Pensão. Quanto tempo mais tenho de esperar? Como se poder dizer que agora demora 7 dias 😂😂🤠?

Deixar uma resposta