Quebra da confiança dos consumidores só foi pior com o início da pandemia – Março 2022

O INE revela através dos Inquéritos de Conjuntura às Empresas e aos Consumidores que a quebra da confiança dos consumidores só foi pior com o início da pandemia.

De facto, entre fevereiro e março, registou-se uma queda abrupta (expressão do INE) nos níveis de confiança dos consumidores, só superada pela registada em abril de 2020.

Subida de Preços assusta Consumidores e é esperada por Empresários

Por outro lado, o INE sublinha que “o  saldo das perspetivas dos Consumidores relativas à evolução futura dos preços registou em março o maior aumento da série, superando em larga medida o valor máximo anterior.

Mais pessimismo geral e expectativa de uma inflação elevada, surgem assim como os principais destaques, por parte dos consumidores, com os dados referentes ao mês de março de 2022.

Quanto às expectativas de subida de preços, os consumidores não estão sozinhos pois também entre os empresários dos vários setores inquiridos pelo INE se registaram máximos históricos quanto à variável relativa à evolução futura dos preços de venda.
O INE dá especial destaque à Indústria Transformadora em que se observou o aumento de maior magnitude. 

Empresários menos pessimistas – Indicador de Clima março de 2022

Quanto ao indicador de clima, construído com base em variáveis que recolhem a opinião dos empresários de quatro setores (Serviços, Indústria Transformadora, Comércio por grosso e retalhe e Construção e Obras Públicas) , relativamente a expectativas futuras, a situação não evoluiu de forma tão dramática.
O INE revela que:

“O indicador de clima económico diminuiu de forma moderada em março, após ter atingindo no mês anterior um nível idêntico ao observado em fevereiro de 2020 e de ter apresentado um comportamento irregular entre julho e janeiro. Os indicadores de confiança diminuíram em março na Indústria Transformadora e na Construção e Obras Públicas e aumentaram no Comércio e nos Serviços.”

Fonte: INE

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *