E a cor favorita do carro dos portugueses é…

A cor favorita do carro dos portugueses é… Segundo um estudo da Carnext, empresa internacional especializada na gestão de um mercado digital de compra e venda de veículos usados, a cor favorita dos portugueses é o branco, seguido do preto e do cinzento.
Esta preferência revelada pela compras realizadas online, nos primeiros meses de 2022, em Portugal, não têm oscilado muito nos últimos anos demonstrando estabilidade ou conservadorismo por parte dos consumidores portugueses.

Os proprietários de carros portugueses não estão propriamente a destoar do que se passa em vários outros países europeus, a tomar por representativa a amostra dos clientes da CarNext.

Recorrendo aos dados da CarNext nos vários mercados onde está presente, verifica-se que só numa situação surge uma quarta cor a imiscuir-se no top 3 de cada país, um não menos conservador azul…

A razão para a preferência pela branco ou por cores mais neutras não foi possível de abordar recorrendo a este método mas há algumas conjeturas e estudos sobre o tema que, naturalmente, é do especial interesse da indústria automóvel.

Além de aspetos relacionados com a estética, com o conforto térmico ou mesmo com o preço e da durabilidade da cor, a segurança (visibilidade de veículo na estrada) poderá ser outro dos motivos que consciente ou inconscientemente condicionam a escolha.

Uma coisa cremos ser certa, há uns 20 ou 30 anos, ter um carro branco não era nem de perto nem de longe tão in como hoje.

Será que estes rankings seriam diferentes caso introduzissemos fatores como o género e a idade no perfil dos compradores?

As cores de carros mais populares nos sete principais mercados da Carnext são:

  • Alemanha – preto, branco e cinzento
  • Espanha – branco, preto e azul
  • Franca – branco, cinzento e preto
  • Itália – branco, preto e cinzento
  • Noruega – preto, branco e cinzento
  • Países Baixos – preto, cinzento e branco
  • Portugal – branco, preto e cinzento

Encontre aqui mais artigos sobre automóvel no Economia e Finanças.

Deixar uma resposta