blank

Simulador para o Apoio Extraordinário ao Rendimento dos Trabalhadores Independentes

Foi disponibilizado um simulador para o Apoio Extraordinário ao Rendimento dos Trabalhadores Independentes (AERT), um apoio que visa várias situações e cujo prazo de candidatura decorreentre 8 e 14 de fevereiro de 2021, tal como demos nota no artigo “Tem 7 dias para pedir o Apoio Extraordinário ao Rendimento dos Trabalhadores “.

 

Simulador para o Apoio Extraordinário ao Rendimento dos Trabalhadores Independentes

Note-se que o simulador, embora não seja oficial no sentido em que não é da Segurança Social, é credível e foi desenvolvido pela CoLABOR, uma organização que conta com o apoio do ISCTE e de várias outras instituições, incluindo grandes empregadores nacionais.

O simulador da CoLABOR para o AERT (aqui) permite calcular o apoio mas também identificar que situações são elegíveis.

O AERT pode aplicar-se a trabalhadores em sete situações diferente e é especialmente complexo também a esta diversidade. Assim pode abranger as seguintes situações profissionais atual ou anterior:

=> Trabalhadores Independentes;

=> Trabalhadores por Conta de Outrém;

=> Trabalhadores Estagiários;

=> Gerentes de Micro e Pequenas Empresas e Empresários em Nome Individual;

=> Membros de Órgãos Estatutários;

Trabalhadores de Serviço Doméstico com Contrato Diário ou Horário;

=> Trabalhadores de Serviço Doméstico com Contrato Mensal.

 

Uma vez escolhida a situação profissional aplicável o simulador vai colocando questões adicionais para melhor enquandrar o caso que se quer calcular até, no final, dar uma resposta cabal.

Pelo caminho irá perguntar dados que caracterizem o agregado familiar, a remuneração registada, a quebra de faturação, o património mobiliário, outras fontes de rendimento ou apoios sociais, tudo isto ajustando a informação pedida a cada caso concreto, a cada medida de apoio aplicável, dado que esta varia.

Pode ainda consultar este artigo detalhado sobre as várias medidas incluídas no AERT.

Não deixe de ler todos os artigos sobre o COVID-19 que temos publicado, muitos deles destacando perguntas e respostas sobre algumas das medidas mais emblemáticas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *