Provas de Aferição e Exames do 9º Ano Cancelados 2020/2021

À semelhança do que sucedeu em 2019/2020, já no decurso da pandemia, no corrente ano letivo de 2020/2021 não haverá lugar a provas de aferição no 2º, 5º e 8º anos, nem tão pouco, os exames do 9º ano.

 

Provas de Aferição e Exames do 9º Ano Cancelados

Apesar de estarem inicialmente calendarizados, a evolução e imprevisibilidade da pandemia ditou o cancelamento.

Assim, no presente ano letivo seguir-se-á o praticado no anterior, com as notas internas das escolas a serem determinates para aferir o desempenho e avaliação curricular. Manter-se-ão apenas as provas necessárias ao acesso ao ensino superior que deverão manter as datas já presentes no calendário escolar de 2020/2021.

Apesar de não ser especialmente claro, esta nota sobre os exames e provas consta do comunicado do conselho de ministros de 11 de março de 2021, tendo sido posteriormente detalhada pelo Ministério da Educação.

“Foi aprovado o decreto-lei que estabelece um conjunto de medidas excecionais e temporárias de resposta à pandemia da Covid-19 no âmbito dos ensinos básico e secundário, para o ano letivo de 2020/2021, quanto à avaliação e certificação das aprendizagens.
Em face da retoma de atividades em regime não presencial e visando contribuir para um quadro de justiça e equidade, importa, à semelhança do que já se verificou no ano letivo 2019/2020, aprovar medidas que permitam conferir, com a antecedência possível, estabilidade, segurança e certeza à comunidade educativa face à imprevisibilidade decorrente da evolução e impacto da pandemia.”

Não deixe de ler todos os artigos sobre o COVID-19 que temos publicado, muitos deles destacando perguntas e respostas sobre algumas das medidas mais emblemáticas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *