Pedir a Pensão de Invalidez pela Internet

Poder pedir a pensão de invalidez pela internet passou a ser uma realidade desde 24 de junho de 2020. A possíbilidade está disponível atráves do portal Segurança Social Direta (SSD) sendo assim mais um serviço que se junta a muitos outros já disponíveis neste sítio.

Em nota informativa sobre o tema a Segurança Social sublinha que:

“(…)  A nova funcionalidade vem também permitir a consulta do estado do processo, devolvendo informação sobre o sucesso da sua entrega, se o pedido se encontra em análise ou se já obteve uma decisão.

O pedido de Pensão de Invalidez através da SSD vem permitir evitar as deslocações aos serviços de atendimento, ou a sua remessa por correio. Na Segurança Social Direta está também disponível o pedido de Pensão de Velhice (para os beneficiários que já tenham a idade normal de acesso) e o Reembolso das Despesas de Funeral, como funcionalidades mais simples e facilitadoras do acesso a estes apoios. (…) “

Para poder usar convem que saiba como  Obter ou Recuperar a Senha de Acesso à Segurança Social Direta caso ainda não tenha feito o registo.

Complementar-me para o ajudar a con retizar os passos necessários para efetuar o pedido, a Segurança Social preparou um pequeno manual ilustrados de algumas páginas que funcionará como guia.

Trata-se do Manual Passo a Passo da Pensão de Invalidez disponível clicando nesta expressão, em formato PDF.

Na imagem que ilustra este artigo encontra um excerto do que poderá encontrar no referido manual de apoio.

Clique na imagem para descarregar o manual.

Deixar uma resposta