Levantamento dos PPR despenalizado temporariamente

O Parlamento aprovou que o levantamento dos PPR – Planos Poupança Reforma – seja despenalizado desde que ocorra durante a vigência do Estado de Emergência.

Os PPR são instrumentos de aforro a ser utilizados tipicamente após a idade da reforma, apresentando benefícios fiscais em sede de IRS e acarretando um conjunto de limitações ou penalizações caso sejam resgatados fora dos propósitos para que foram criados.

 

Levantamento dos PPR despenalizado

A idade da reforma não a única justificação prevista para o seu uso sem penalizações mas sou poucas as exceções. Uma delas é estar numa situação de desemprego de longa duração.

No caso presente, a Assembleia da República aprovou a proposta do grupo parlamentar do Partido Socialista que veio, a título temporário, permitir que quem tenha necessidade de resgatar o PPR para fazer face à perda de rendimentos em que esteja a incorrer, poderá fazê-lo, sem penalizações (sem ter que devolver o benefício fiscal, por exemplo), desde que o resgate ocorra durante o período em que o país se encontra em Estado de Emergência como resposta à pandemia de COVID-19.

Todos os tipo de de PPR deverão estar abrangidos pela medida desde que subscritos até março de 2020.

Logo que haja conhecimento dos detalhes da legislação daremos deles nota.

Não deixe de ler todos os artigos sobre o COVID-19 que temos publicado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *