Inflação negativa faz descer custo das inspeções técnicas de veículos em 2021

A alteração de preços é marginal mas é notícia pela singularidade: o facto é que a Inflação negativa faz descer custo das inspeções técnicas de veículos em 2021.

A fórmula de cálculo para atualizar o valor das tarifas das inspeções técnicas de veículos está estabilizada há alguns anos e depende da evolução da taxa de inflação disponível à data da deliberação anual feita pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes com vista a definir os valores para o ano seguinte.  Ora em meados de dezembro de 2020, a taxa de variação média anual sem habitação divulgada pelo INE era marginalmente negativa (-0,04%) e é este o coeficiente a usar para calcular o custo das inspeções de veículos para 2021.

 

Custo das inspeções técnicas de veículos em 2021

As diferenças serão de alguns cêntimos face a 2020 como pode constatar no quado seguinte que define o custo das inspeções técnicas de veículo a vigorar em 2021.

A este propósito consulte todos os detalhes na Deliberação n.º 1292/2020 e consulte ainda o artigo Quando devo levar o carro à inspecção? – Simulador Oficial onde poderá confirmar a data até à qual deverá levar o seu veículo à inspeção sem correr o risco de incorrer em alguma contraordenação.

Recordamos que o princípio básico nos veículos ligeiros é o de quando completar quatro anos sobre a data da matrícula terá de levá-lo à inspecção, seguindo-se posteriormente inspecções a cada dois anos até completar oito anos. Para além desta idade as inspecções obrigatórias são anuais. Mas atenção a inspeção deve ser feita o mais tardar até ao dia de aniversário do automóvel podendo ser feita nos três meses anteriores.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *