Programa do XXII Governo Constitucional

Programa Governo 2019 - 2023

O Programa do XXII Governo Constitucional foi aprovado pelo Conselho de Ministros das sua primeira reunião e já foi entregue para debate na Assembleia da República.

Este programa não terá que ser aprovado pelo parlamento, mas terá de ser forçosamente apreciado e debatido podendo, durante o debate – que terá a duração máxima de três dias – ser suscitada uma moção de rejeição do mesmo por qualquer grupo parlamentar.

Em alternativa, o próprio Governo pode propor a aprovação de um voto de confiança. Se nenhuma destas moções surgir no decurso do debate o programa considera-se válido e vinculará a ação dos membros do governo durante a legislatura.

 

Programa do XXII Governo Constitucional

Ao longo dos próximos dias iremos dar destaque a algumas das intenções expressas no referido programa do XXII governo e que se podem, desde já, traduzir em medidas concretas com impacto da vida do país.

Naturalmente, estas intenções terão de passar pelo processo legislativo adequado podendo, ou não, vir a ser aprovadas e entrar em vigor. Ainda assim há várias que se consegue antever que não terão dificuldades em encontrar uma maioria parlamentar que as suporte.

Neste artigo, deixamos apenas a ligação para o Programa do Governo Constitucional, disponibilizada pela Assembleia da República (ficheiro PDF de 196 páginas).

Destaque-se que o governo definiu quatro grandes desafios orientadores, a saber:

  • 1.º DESAFIO ESTRATÉGICO: ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS
  • 2.º DESAFIO ESTRATÉGICO: DEMOGRAFIA
  • 3.º DESAFIO ESTRATÉGICO: DESIGUALDADES
  • 4.º DESAFIO ESTRATÉGICO: SOCIEDADE DIGITAL, DA CRIATIVIDADE E DA INOVAÇÃO
Programa Governo 2019 - 2023

Programa Governo 2019 – 2023 – Clique para descarregar

Boas leituras.

Tagged under:

Leave a Reply

Your email address will not be published.