Melhores Spreads e TAEG no Crédito à Habitação 2019

Durante o ano de 2019 iremos continuar a acompanhar os melhores spreads e TAEG no crédito à habitação.

A primeira atualização de 2019 ao nosso ficheiro com os melhores spreads e TAEG em excel coincide também com algumas alterações na informação que recolhemos.

Além do habitual spread mínimo, a coluna com o spread máximo poderá conter, em alternativa, a taxa fixa máxima caso esta seja proposta e supere o spread máximo da oferta do respetivo banco.

A TAEG máxima será também o valor mais elevado entre as TAEG dos crédito à habitação oferecidos, sejam eles de taxa variável, mista ou fixa.

No fundo, deixámos de dar preferência aos contratos de taxa variável e apresentamos os valores extremos da oferta de cada banco. Note-se que apenas consideramos a oferta de crédito à habitação para residência própria.

Recomendamos vivamente a que cada leitor interessado em contratar um crédito à habitação e tenha preferência por uma das modalidades de definição do juro a pagar (indexado, misto ou fixo) utilize as ligações para os preçários dos bancos que deixamos no ficheiro excel para melhor poder comparar dentro de cada categoria.

Em termos globais, houve muito poucas alterações entre os últimos meses de 2018 e o início de 2019. Os spreads mínimos mantiveram-se próximo de 1%. Quanto à TAEG máxima a oscilação também foi pouco relevante.

A TAEG associadas à opção de taxa fixa tipicamente são significativamente superiores às associadas a crédito à habitação com taxa variável. Esta diferença relevante, muito provavelmente, estará a afastar os devedores de contratarem créditos com taxa fixa.

Note-se que em termos conjunturais, em virtude do abrandamento da atividade económica a nível global, o cenário de prolongamento de baixas taxas de juro, com os indexantes como a Euribor a manterem-se historicamente próximos dos mínimos, ganhou mais força no início de 2019.

O Bankinter, Banco CTT e Santander Totta, continuam a ocupar o TOP da ordenação pelos spreads mais baixos. O banco que oferece a TAEG máxima mais baixa é, contudo, a Caixa Agrícola.

As diferenças encontradas ao nível da TAEG revelam que faz sentido investir algum tempo procurar a melhor oferta pois as poupanças acumuladas ao longo do prazo do crédito serão significativas.

Iremos atualizando esta informação ao longo do ano. Poderá encontrar o ficheiro mais recente em melhores spreads e TAEG.

Tagged under:

7 Comentários

  • MarcoResponder

    Porque não colocam taeg mínima? Para comparação.

    • PauloResponder

      Porque aí o cenário pode mudar bastante (e talvez não haja interesse em divulgar)

      • Rui Cerdeira BrancoResponder

        Qual cenário? Terá sempre de ver a que se referem as taxas dos extremos publicadas para cada banco sob pena de tomar uma decisão errada ou desajustado ao que lhe interessa.
        E qual é o suposto interesse que temos em não divulgar? Comentários com processo de intenção, não fundamentados ou caluniosos não serão admitidos neste sítio.

        • PauloResponder

          Calma…
          Interesse em divulgar pelos Bancos (não pelo Vosso site).
          Totalmente sem intenção

          • Rui Cerdeira Branco

            Entendido. Obrigado.

    • Rui Cerdeira BrancoResponder

      Obrigado pela sugestão Marco. Podemos incluir na próxima atualização.

      • PauloResponder

        Alerto que a melhor TAEG que o cliente pode obter não é dada totalmente pelo próprio Banco. Será necessário obter proposta de Seguro de Vida e Multirriscos em Seguradoras alternativas.
        A maior parte das vezes compensa face ao aumento de spread

Deixe um comentário

O seu email não vai ser publicado.