Manuais gratuitos: escola ainda não emitiu vouchers, o que fazer?

Manuais gratuitos: escola ainda não emitiu vouchers, o que fazer?

Apesar de estarem claramente definidas as datas a partir das quais é possível serem emitidos vouchers que dão acesso aos manuais escolares gratuitos (ver artigo “MEGA Manuais Escolares Gratuitos – O sítio oficial para pedir os manuais“) isso não significa que todas as escolas estão em condições de emitir todos os vouchers para os seus alunos nessas datas iniciais.

 

Manuais gratuitos: escola ainda não emitiu vouchers

De facto, o processo de preparação do ano letivo dentro de cada agrupamento é determinante para a celeridade – ou falta dela – do processo de registo dos alunos, dos manuais e de emissão dos próprios vouchers.

Tipicamente será necessário a escola ou agrupamento já ter definido as turmas para o ano letivo seguinte para que seja possível saber exatamente que alunos precisarão dos manuais A, B ou C para se poder emitir o voucher, seja ele para um livro novo ou para um livro reutilizado.

Naturalmente, será também necessário que toda a informação dos alunos que chegou à escola esteja correta, nomeadamente o número de identificação fiscal. Se este estiver errado isso pode justificar a persistência de problemas, como o não surgimento do aluno associado ao respetivo encarregado de educação. Nesse caso deverá contactar-se a escola para confirmar que tudo está correto.

 

Livros novos ou reutilizados?

Sempre que existam livros passíveis de reutilização, as escolas têm indicações para que os vouchers permitam levantar, nas escolas, os manuais em vigor para cada ano/turma. Algumas escolas estão a indicar como datas para levantamento dos livros reutilizados os primeiros dias de setembro, tipicamente alguns dias antes do início do ano letivo.

Vale a pena passar pela área de perguntas e respostas frequentes do sítio MEGA. Lá pode encontrar indicações como “Os vouchers só ficam disponíveis a partir do momento em que as escolas tenham carregado todos os necessários dados para a emissão dos vouchers.” e respostas a muitas outras perguntas, quer da perspetiva do encarregado de educação, quer da escola ou da livraria.

Tagged under:

12 Comments

  • José PorfírioResponder

    Esta notícia hão corresponde à verdade, na medida em que já tenho em meu poder os vouchers referentes aos livros da minha neta para o 11º ano.

    • Rui Cerdeira BrancoResponder

      Começa assim a notícia: “Manuais gratuitos: escola ainda não emitiu vouchers, o que fazer?”
      Há muitas pesoas impacientes porque ainda não têm os vouchers. Na notícia procura explicar-se porque é que isso pode estar a acontecer e o que se pode/deve fazer.
      Nada se diz sobre em quantoas escolas já foram entregues os vouchers.

  • Carla SantosResponder

    E por o seu caso ser diferente já faz com que todo o resto esteja errado?

    • Rui Cerdeira BrancoResponder

      Há várias escolas que ainda não organziaram as turmas. En quanto não o fizerem não haverá vouchers. Outras já conseguiram acabar o processo e já emitiram vauchers. Há até situações onde na mesma escola já haja alunos com turma atribuida e vouchers na mão e outros que ainda estão à espera. Tudo normal na preparação de um ano letivo.

      • SusanaResponder

        Eu so recebi 6 vouchers. Falram- me 3 e ninguem me consegue explicar porquê. Ja fiz reclamacao no MEGA que diz para contactar a escola, ja contactei a escola que diz para reportar ao MEGA. Enquanto isso estou à espera. Já aconteceu isto a mais alguem?

        • SandraResponder

          No caso do meu filho falta 1 o de matemática e também não me sabem dizer porquê.

        • Susana RibeiroResponder

          Boa noite, aconteceu com o meu filho só recebi 4 vouchers e faltam ainda 3 livros, não sei a quem reportar. Já tem a sua situação resolvida?

  • AnaResponder

    há quem tenha as turmas organizadas e já disse que só para o final de Agosto. Mesmo assim está melhor, o ano passado só quando começaram as aulas é que os alunos tiveram os vouchers.

  • Rosália ReisResponder

    Ainda não recebi qualquer voucher referente ao 7o ano. A escola é a secundaria da Ramada.

  • DANIELA FERREIRAResponder

    A minha filha vai para o 1º ano e só apareceu na plataforma MEGA na semana passada, até hoje nem um voucher emitido.

  • MaraResponder

    Estou a espera para poder pegar o voucher da minha filha para o 9° e até hj não recebi nada, nem email e não sei o que fazer.

  • Rosa oliveiraResponder

    ainda nao recebi os vouchers, já fiz reclamação no portal já fiz na escola e não á maneira de emitiram os vouchers o que posso fazzrer

Deixar uma resposta