Manuais gratuitos: escola ainda não emitiu vouchers, o que fazer?

Manuais gratuitos: escola ainda não emitiu vouchers, o que fazer?

Apesar de estarem claramente definidas as datas a partir das quais é possível serem emitidos vouchers que dão acesso aos manuais escolares gratuitos (ver artigo “MEGA Manuais Escolares Gratuitos – O sítio oficial para pedir os manuais“) isso não significa que todas as escolas estão em condições de emitir todos os vouchers para os seus alunos nessas datas iniciais.

 

Manuais gratuitos: escola ainda não emitiu vouchers

De facto, o processo de preparação do ano letivo dentro de cada agrupamento é determinante para a celeridade – ou falta dela – do processo de registo dos alunos, dos manuais e de emissão dos próprios vouchers.

Tipicamente será necessário a escola ou agrupamento já ter definido as turmas para o ano letivo seguinte para que seja possível saber exatamente que alunos precisarão dos manuais A, B ou C para se poder emitir o voucher, seja ele para um livro novo ou para um livro reutilizado.

Naturalmente, será também necessário que toda a informação dos alunos que chegou à escola esteja correta, nomeadamente o número de identificação fiscal. Se este estiver errado isso pode justificar a persistência de problemas, como o não surgimento do aluno associado ao respetivo encarregado de educação. Nesse caso deverá contactar-se a escola para confirmar que tudo está correto.

 

Livros novos ou reutilizados?

Sempre que existam livros passíveis de reutilização, as escolas têm indicações para que os vouchers permitam levantar, nas escolas, os manuais em vigor para cada ano/turma. Algumas escolas estão a indicar como datas para levantamento dos livros reutilizados os primeiros dias de setembro, tipicamente alguns dias antes do início do ano letivo.

Vale a pena passar pela área de perguntas e respostas frequentes do sítio MEGA. Lá pode encontrar indicações como “Os vouchers só ficam disponíveis a partir do momento em que as escolas tenham carregado todos os necessários dados para a emissão dos vouchers.” e respostas a muitas outras perguntas, quer da perspetiva do encarregado de educação, quer da escola ou da livraria.

14 comentários

  1. Esta notícia hão corresponde à verdade, na medida em que já tenho em meu poder os vouchers referentes aos livros da minha neta para o 11º ano.

    1. Começa assim a notícia: “Manuais gratuitos: escola ainda não emitiu vouchers, o que fazer?”
      Há muitas pesoas impacientes porque ainda não têm os vouchers. Na notícia procura explicar-se porque é que isso pode estar a acontecer e o que se pode/deve fazer.
      Nada se diz sobre em quantoas escolas já foram entregues os vouchers.

    1. Há várias escolas que ainda não organziaram as turmas. En quanto não o fizerem não haverá vouchers. Outras já conseguiram acabar o processo e já emitiram vauchers. Há até situações onde na mesma escola já haja alunos com turma atribuida e vouchers na mão e outros que ainda estão à espera. Tudo normal na preparação de um ano letivo.

      1. Eu so recebi 6 vouchers. Falram- me 3 e ninguem me consegue explicar porquê. Ja fiz reclamacao no MEGA que diz para contactar a escola, ja contactei a escola que diz para reportar ao MEGA. Enquanto isso estou à espera. Já aconteceu isto a mais alguem?

        1. Boa noite, aconteceu com o meu filho só recebi 4 vouchers e faltam ainda 3 livros, não sei a quem reportar. Já tem a sua situação resolvida?

        2. Boa tarde, queria dizer que se passou comigo em que emitiram os vouchers de algumas disciplinas, e posteriormente, dias a seguir, apareceram os vouchers das restantes disciplinas em falta… tenho duas situações: a primeira foi precisamente a emissão de vouchers de algumas disciplinas e poucos dias a seguir acedi novamente á plataforma ao qual já se encontravam os vouchers das restantes disciplinas em falta, isto referente ao meu educando do 3 ciclo. (Situação resolvida)

          A segunda situação trata-se da emissão de vouchers com a falta de uma disciplina referente ao meu outro educando do 1 ciclo, ao qual tenho acedido á plataforma na expectativa de encontrar lá a emissão do voucher da respectiva disciplina em falta(inglês). ( Situação pendente )

          Posso dizer por experiência própria de que existem escolas de que estam a passar informações erradas relativamente a este tipo de situações alegando de que a plataforma uma vez a emissão feita já não emite mais, ERRADO! Existem situações de emissão de vouchers emitidos em dias deferentes referente ao mesmo educando.
          Tenho conhecimento de que houve Encarregados de educação que compraram manuais de disciplinas em falta nos vouchers, por a escola ter passado incorretamente a informação alegando com toda a certeza de que uma vez emitidos os vouchers já não há mais nenhuma emissão destes… entretanto passado alguns dias já lá estavam os vouchers das disciplinas em falta. A pessoa em questão comprou os livros pois foi indevidamente informada pela própria escola. Entretanto a escola foi confrontada com esta situação e a questão que se segue é como vai proceder relativamente á esta situação em concreto, uma vez que a própria escola alegou com toda a certeza a impossibilidade de emissão de vouchers em dias diferentes referente ao mesmo educando, levando o encarregado de educação a comprar os respectivos manuais em falta?!
          Pelo que tenho apercebido é de que existem mais escolas a passarem informação incorreta, levando a situações como esta!

          Gostaria de saber se existe alguma data limite para se proceder á emissão de vouchers ? Alguém sabe?
          Desde já agradeço.

  2. há quem tenha as turmas organizadas e já disse que só para o final de Agosto. Mesmo assim está melhor, o ano passado só quando começaram as aulas é que os alunos tiveram os vouchers.

  3. A minha filha vai para o 1º ano e só apareceu na plataforma MEGA na semana passada, até hoje nem um voucher emitido.

  4. Estou a espera para poder pegar o voucher da minha filha para o 9° e até hj não recebi nada, nem email e não sei o que fazer.

  5. ainda nao recebi os vouchers, já fiz reclamação no portal já fiz na escola e não á maneira de emitiram os vouchers o que posso fazzrer

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *