Inflação em colapso acelerado em 2019

Com dois meses completos por decorrer até ao final do ano de 2019, a informação preliminar referente à evolução do Índice de Preços no Consumidor divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) revela uma taxa de inflação em colapso acelerado em 2019.

Outubro foi o quarto mês consecutivo em que a variação mensal da inflação face ao mesmo período do ano anterior não atingiu valores positivos. De facto, a estimativa da inflação homóloga foi de -0,3% em julho, -0,1% em agosto, -0,1% em setembro e, agora, de 0,0% em outubro.

Esta sucessão de valores esmagou a variação média anual dos preços – a taxa de inflação – para os 0,4% que compara com mais do dobro (1,1%), valor registado há exatamente um ano.

Destaque-se que a evolução dos preços dos produtos energéticos tem contribuído de forma relevante para os valores de inflação negativa e nula dos últimos meses.

Recorde-se que, para 2020, as rendas deverão ter um aumento que já será ligeiramente superior à taxa de inflação apurada para outubro (leia, Em quanto vai aumentar a renda da casa em 2020? ).

Tagged under:

Leave a Reply

Your email address will not be published.