Entrega da Declaração do IRS 2018

Como navegar pelo Portal das Finanças e Entregar o IRS 2018

A Autoridade Tributária e Aduaneira, no primeiro ano em que a entrega da declaração anual do IRS se terá de fazer exclusivamente através do Portal das Finanças, pela internet, elaborou um manual sobre como entregar o IRS 2018. Na prática trata-se de um guia de ajuda à Submissão da Declaração do Modelo 3 ou seja, à entrega da declaração do IRS.

Em 55 páginas ilustradas com instruções e imagens dos écran do Portal das Finanças, desde a entrada ao preenchimento da declaração do IRS e seus diversos anexos, este manual cobre boa parte das dúvidas que um utilizador não iniciado ou não experimentado na entrega do IRS pela internet possa ter.

Este guia de preenchimento será, contudo, útil a muito mais contribuintes que não apenas aos menos experientes. Como já indicamos no Economia e Finanças, este ano a aplicação de entrega do do IRS já não se baseará nos aplets java o que implica que será visualmente diferente e exigirá alguma adaptação.

Dito isto, recomendamos a todos os leitores que espreitem a referida publicação das Finanças pois servirá, pelo menos, para que se familiarizem com o novo aspeto dos menus que iremos encontrar a partir de 1 de abril de 2018, data em que começa o prazo de submissão do IRS (até 31 de maio de 2018).

Entrega da Declaração do IRS 2018
Entrega da Declaração do IRS 2018

 

blank

ADENDA: Estranhamente, após ter estado disponível durante poucos dias no Portal das Finanças, este documento foi removido. É possível que estejam a corrigir algum lapso. Logo que volte a ser divulgado, colocaremos aqui a respetiva ligação.

Se desejar encontrar a versão inicialmente divulgada há alguns sítios que a têm disponível, contudo, como não sabemos porque motivo esteve tão pouco tempo disponível no Portal das Finanças, os nossos leitores ficam por sua conta e risco.

Eis um exemplo de onde poderá encontrar o ficheiro original: Contas Poupança.

4 comentários

  1. Hoje descobri que não posso entregar o meu IRS de preenchimento automático. Será por ter dependentes ou por a minha esposa ter uma incapacidade a 65%?

Deixar uma resposta