Declaração IRS 2018 já não se fará com Java

A declaração IRS 2018 já não se fará com Java, o software utilizado durante largos anos pela aplicação de entrega do IRS por parte das Autoridade Tributária e Aduaneira.
Quando os contribuintes começarem a aceder ao Portal das Finanças a partir de 1 de abril de 2018 para confirmar dados e/ou preencher a sua declaração de IRS de 2018 relativa a rendimentos de 2017, já não serão direcionados para uma aplicação suportada por linguagem java, Ou seja, problemas como o que aqui descrevemos “Chrome e Edge Não Permitem Entregar IRS” deverão ter deixado de existir.
Esta mudança faz antever que desaparecerão muitos dos problemas de compatibilidade de sistemas, antivírus e de navegadores de internet que durante muitos anos tem feito perder tempo e paciência a muitos contribuintes.
Esta alteração é particularmente oportuna num ano em que é já difícil encontrar browsers de internet compatíveis com java e num ano em que, pela primeira vez, todos os contribuintes são obrigado a entregar a declaração de IRS pela internet.
Segundo divulgado pelo sítio pplware, a nova aplicação de entrega de IRS baseia-se em html complementado por javascript desaparecendo todos os java applets habituais.
A prática nos dirá se os problemas do passado terão herdeiros ou se, pelo contrário, todo o processo será agora mais suave e simples.
Recomendamos a leitura destes artigos adicionais sobre o IRS e a Declaração IRS 2018:
- Prazo de Entrega do IRS em 2018
- Entrega de IRS em 2018 só pela Internet – Novos Modelo 3 anexos
- Quem está dispensado de entregar o IRS 2017?
- Reembolso do IRS 2018 (em 2019) deverá ser superior
António Pimentel Costa
Acho bem-CIENTE.
Pingback:Como navegar pelo Portal das Finanças e Entregar o IRS 2018 - Economia e Finanças
Pingback:Guia para a entrega do IRS, a IES, sarampo e concelhos para comprar casa mais barata - TOP 5 - Economia e Finanças
Pingback:Nova aplicação de entrega do IRS com bugs - não se apresse - Economia e Finanças
Pingback:Nova aplicação de entrega do IRS com bugs – não se apresse – Café da Praça Central