144 – Linha Nacional de Emergência Social

Em situações de emergência, e desde junho de 2017, é ativada a Linha Nacional de Emergência Social, “um serviço público, gratuito, de âmbito nacional, com funcionamento contínuo e ininterrupto (24h por dia, todos os dias do ano), que tem como objetivo garantir resposta imediata a situações que necessitem de atuação emergente e urgente no âmbito da proteção social“.

 

A Linha Nacional de Emergência Social (LNES) é ativada telefonando para o 144 e está vocacionada para situações de “vulnerabilidade e desproteção resultante de não estarem asseguradas, a breve prazo, as condições mínimas de proteção pelo que se impõe uma intervenção urgente e encaminhamento para os serviços” e de “vulnerabilidade e desproteção, resultante de não estarem asseguradas as condições mínimas de proteção e que constituam um perigo real, atual ou iminente, necessitando de uma intervenção social imediata.

A época de incêndios de 2017 promoveu a ativação da linha que continua a prestar apoio de emergência alguns dias após os final dos eventos de crise imprevista.

Entre os grupos prioritários servidos pela referida linha contam-se as pessoas sujeitas a:

  • Violência em contexto doméstico
  • Ausência ou perda de autonomia
  • Abandono
  • Desalojamento
  • Sem-abrigo
  • Crianças e jovens em situação de perigo

O número, recorda-se, é o 144.

A segurança Social articulará, na sequência dos contactos feitos para esta linha, as ações a desenvolver com outras entidades.

Pode consultar o guia prático da Segurança Social sobre a LNES aqui.

One thought on “144 – Linha Nacional de Emergência Social

  1. Deve ser mais uma linha sem resposta como a maior parte das que são reportadas.

Deixar uma resposta