Inflação em Janeiro 2016 deu sinais de vida

Desde setembro de 2015 que não se registava uma variação homóloga superior à registada em janeiro de 2016. Segundo o INE, a inflação em janeiro 2016 deu sinais de vida em Janeiro 2016 registando uma taxa de variação homóloga de 0,8% levando a tradicional taxa de inflação (a variação média anual do índice de preços no consumidor) a subir uma décima para 0,6%.

Inflação em Janeiro 2016 em detalhe:

Como compreender este aumento da inflação numa conjuntura em que os combustíveis têm estado em queda (e caíram 1,3%)? O INE esclarece-nos essa questão ao apresentar o detalhe dos contributos das 12 classes em que organiza a despesa dos consumidores para a variação homóloga do índice de preços. E os “culpados” por esta evolução são, destacados, os aumentos de preço impostos nas comunicações e nas bebidas alcoólicas e tabaco. Note-se que estes aumentos nada têm a ver com o previsto aumento de impostos que se encontra em discussão via Proposta de Orçamento do Estado no parlamento português (que a produzir efeitos de subida ou de descida só se deverá começar a refletir em abril e em julho). O aumento nestas duas classes de despensa já vem aliás, de meses anteriores. Nas restantes classes apenas a dos transportes registou uma ligeira descida homóloga, tendo várias das restantes registado uma aceleração dos preços face à variação homóloga do mês anterior.

Para uma expressão mais simples desta evolução reproduzimos o gráfico ilustrativo do INE.

Em suma, é provável que este aumento dos preços se prenda com um maior dinamismo da atividade económica podendo haver aqui fenómenos globais de recuperação de margens que, em muitos setores, estiveram esmagadas durante os últimos anos. Veremos como evoluirá a situação em meses seguintes.

Inflação em Janeiro 2016

blank

Classes de Despesa:

Por memória, eis as classes de despesa:

01 Produtos alimentares e bebidas não alcoólicas
02 Bebidas alcoólicas e tabaco
03 Vestuário e calçado
04 Habitação, água, eletricidade, gás e outros combustíveis
05 Acessórios, equipamento doméstico e manutenção corrente da habitação
06 Saúde
07 Transportes
08 Comunicações
09 Lazer, recreação e cultura
10 Educação
11 Restaurantes e hotéis
12 Bens e serviços diversos

Deixar uma resposta