Venda de imóveis acelera de ritmo

A venda de imóveis em Portugal estará a acelerar de ritmo. Segundo dados do IMI – Imovirtual Market Index (que ouve  profissionais do setor entre outros), no mês de abril de 2014 o tempo médio de espera para a venda de imóveis terá diminuído para 13 meses, menos um mês do que se registava em março.

A mesma fonte também identifica um menor tempo de espera para se conseguir arrendar uma casa, tendo a diminuição sido, neste caso, de meio mês, entre março e abril de 2014. Em média, para arrendar um imóvel a espera terá sido, em abril, de quatro meses e meio.

Há mais procura, há mais proprietários e senhorios a colocar imóveis no mercado e há uma maioria de empresários do sector com expectativas positivas (55% do total). Há também um número crescente de inquiridos a admitir uma subida dos preços. Contudo, os obstáculos colocados pelo acesso ao crédito, a instabilidade do mercado de trabalho e a diminuição geral do poder de compra continua a ser razões muito forte que condicionam o desenvolvimento do setor.

Segundo o Imovirtual:

“(…) No que concerne às expectativas de curto prazo dos profissionais que actuam no mercado imobiliário, registou-se um certo refrear do optimismo reportado em relação a Janeiro, uma vez que agora cerca de 53,8% acredita numa melhoria (mesmo que ligeira) da actividade em geral e 28,8% assume mesmo como possível uma ligeira recuperação dos valores das transacções praticados (mormente no segmento residencial para venda).”

Deixar uma resposta