Segurança Social: atendimento por marcação pela internet

A Segurança Social está a promover o atendimento por marcação pela internet como nova forma de agendamento de contacto entre os utilizadores e os serviços. Naturalmetne para utilizar estes serviços de agendamento à distância o cidadão terá de já ter registo junto da Segurança Social Direta.

 

Segurança Social: atendimento por marcação pela internet

Na realidade foi criado um portal específico para servir a marcação online de vários departamentos do Estado, entre eles a Segurança Social, o Centro Nacional de Pensões, a Autoridade para as Condições do Trabalho, o Instituto de Emprego e Formação Profissional, o Instituto da Mobilidade e dos Transportes, Polícia de Segurança Pública, Autoridade Tributária e Aduaneira, entre outros. A lista de entidades que utilizam o serviço poderá vir a aumentar no futuro.

Este serviço, designado de SIGA – Sistema de Informação para Gestão do Atendimento, através das várias instituições que o usam, disponibiliza mais de 1000 serviços diferentes, ajuda a gerir mais 70000 postos de atendimento e ajudar a agendar e gerir mais de 2 milhões de atendimentos por mês.

O portal especializado, pode ser encontrado clicando aqui: Atendimento por Marcação (SIGA).

Clique na imagem para aceder.

O cidadão interessado em efetuar a marcação deverá começar por escolher a entida de quem quem quer contactar, de seguida surgir-lhe-ao os assuntos disponíveis para melhor orientar o atendimento por marcação.

Escolhido o assunto será então necessário definir o local de atendimento (de uma lista disponibilizada) e, finalmente, será escolhida uma data hora de entre as disponíveis .

 

APP da Segurança Social como alternativa

Adicionalmente, a Segurança Social desenvolveu uma aplicação própria, disponível em telemóveis com o sistema Android e com o sistema iOS que também permite efetuar, gerir e acompanhar as marcações de atendimento.

Na realidade a aplicação da Segurança Social dá acesso à Segurança Social Direta disponibilizando assim uma porta de entrada, consulta e gestão da conta pessoal de cada cidadão registado na Segurança Social portuguesa, indo as suas potencialidades bem além do serviço de marcação de atendimento.

A aplicação foi criada e desenvolvida pelo Instituto de Informática da Segurança Social e a iniciativa inseriu-se no SIMPLEX+.

Este artigo foi atualizado em junho de 2021.

3 comentários em “Segurança Social: atendimento por marcação pela internet”

Deixar uma resposta