Preços da Habitação em recuperação; 3 em cada 4 vendas são de imóveis antigos

A avaliar pela informação mais recente divulgada pelo INE relativa ao Índice de Preços da Habitação e aos Indicador do número de vendas de alojamentos familiares o mercado imobiliário destinado ao uso familiar está em franca recuperação. O fator mais significativo é o de se constatar a franca recuperação do preços da habitação particularmente visível na evolução das taxas de variação homólogas do índice (veja gráfico seguinte).

Em concreto, no final do  segundo trimestre de 2014, o Índice de Preços da Habitação (IPHab) acelerou o seu ritmo de crescimento tendo aumentado 5,9% face ao mesmo trimestre do ano anterior. Decompondo por habitação existente e habitação nova a magnitude do crescimento foi parecida com a primeiro a registar um incremento de 5,6% e a segunda de 6,5%.

Índice de Preços na Habitação
Quanto ao Indicador do número de vendas de alojamentos familiares constata-se um aumento menos significativo, de 1,9% em termos homólogos ainda assim denotando recuperação, tendo-se vendido um totla de 19 637 alojamentos e destacando-se o maior dinamismo relativo da habitação nova com um incremento de 4,5,%. Analisando as vendas por tipo de alojamento, em termso absolutos, verifica-se contudo que cerca de 3 em cada 4 vendas (73%) são de imóveis antigos.
 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *